Quarta feira - 2 de janeiro de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 1, 19-28

 
Foi este o testemunho de João Baptista, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntarem: «Quem és tu?» Ele confessou e não negou: «Eu não sou o Messias». Eles perguntaram-lhe: «Então, quem és tu? És Elias?» «Não sou», respondeu ele. «És o Profeta?» Ele respondeu: «Não». Disseram-lhe então: «Quem és tu? Para podermos dar uma resposta àqueles que nos enviaram, que dizes de ti mesmo?» Ele declarou: «Eu sou a voz que clama no deserto: ‘Endireitai o caminho do Senhor’, como disse o profeta Isaías». Entre os enviados havia fariseus que lhe perguntaram: «Então porque baptizas, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?» João respondeu-lhes: «Eu baptizo na água; mas no meio de vós está Alguém que não conheceis: Aquele que vem depois de mim, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias». Tudo isto se passou em Betânia, além do Jordão, onde João estava a baptizar.


Escutando este Evangelho admiro a autenticidade de João. Ele não quer passar por aquilo que não é. É um grande desafio.
Neste segundo período escolar que começará amanhã, sou convidado a ser autêntico nas aulas e a não reclamar como vindas de mim as respostas acertadas que os meus colegas dão timidamente. Tu entendes-me bem, não é verdade? Há vezes em que o professor lança questões e daria jeito pensar que fomos nós que acertámos. Mas, vamos ser verdadeiros.

Teófilo Júnior