Quinta feira - 3 de janeiro de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 1, 29-34

 
No dia seguinte ao seu primeiro testemunho, João Baptista viu Jesus, que vinha ao seu encontro, e exclamou: «Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. É d’Ele que eu dizia: ‘Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque era antes de mim’. Eu não O conhecia, mas foi para Ele Se manifestar a Israel que eu vim baptizar na água». João deu este testemunho, dizendo: «Eu vi o Espírito Santo descer do céu como uma pomba e permanecer sobre Ele. Eu não O conhecia, mas quem me enviou a baptizar na água é que me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer é que baptiza no Espírito Santo’. Ora eu vi e dou testemunho de que Ele é o Filho de Deus».


Continuando a leitura do primeiro capítulo do Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João podemos perceber que João Baptista não conhecia bem Jesus, antes da manifestação no rio Jordão. Se consultarmos Mateus 3, 13 veremos que Jesus veio da Galileia ao Jordão ter com João, para ser batizado por ele.
Se já foste batizado, convido-te a procurar dados sobre esse acontecimento… Daqui a poucos dias perceberás o motivo deste apelo.

Teófilo Júnior