Quinta feira - 21 de fevereiro de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 7, 7-12

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Pedi e dar-se-vos-á, procurai e encontrareis, batei à porta e abrir-se-vos-á. Porque todo aquele que pede recebe, quem procura encontra e a quem bate à porta abrir-se-á. Qual de vós dará uma pedra a um filho que lhe pede pão, ou uma serpente se lhe pedir peixe? Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai que está nos Céus as dará àqueles que Lhas pedem! Portanto, o que quiserdes que os homens vos façam fazei-lho vós também: esta é a Lei e os Profetas».

Outras leituras do dia: Est 4, 17. n. p-r. aa-bb. gg-hh; Sal 137 (138), 1-2a. 2bc-3. 7c-8


Senhor, estou possuída de angústia mortal.
Mas Tu és o meu refugio, és meu Senhor,
Vem em meu socorro, livra-me de todo o mal,
Ajuda-me, estou só, confio no teu amor.

Vem e socorre-me: sou órfã, estou sozinha,
Defende-me com a palavra justa frente ao leão
Que ameaça destroçar-me, desfazer a vida minha
Sem piedade alguma… Liberta-me da minha mão.

Sim, minha filha, pede e ter será dado,
Bate à porta que sempre te será aberta,
Não tenhas medo, dá-me o coração magoado
Que a cura, na minha bondade, será certa.

Se vos pedem um peixe, dareis uma serpente?
Dareis uma pedra a quem vos pede pão?
Vos que sois maus, até agis atentamente,
Quanto mais vosso Pai ouvira vossa oração.

Teófilo Minga, fms