Quarta feira - 27 de março de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 26, 14-25

Naquele tempo, um dos Doze, chamado Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes e disse-lhes: «Que estais dispostos a dar-me para vos entregar Jesus?» Eles garantiram-lhe trinta moedas de prata. A partir de então, Judas procurava uma oportunidade para O entregar. No primeiro dia dos Ázimos, os discípulos foram ter com Jesus e perguntaram-Lhe: «Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?» Ele respondeu: «Ide à cidade, a casa de tal pessoa, e dizei-lhe: ‘O Mestre manda dizer: O meu tempo está próximo. É em tua casa que Eu quero celebrar a Páscoa com os meus discípulos’». Os discípulos fizeram como Jesus lhes tinha mandado e prepararam a Páscoa. Ao cair da tarde, sentou-Se à mesa com os Doze. Enquanto comiam, declarou: «Em verdade, em verdade vos digo: Um de vós Me entregará». Profundamente entristecidos, começou cada um a perguntar Lhe: «Serei eu, Senhor?» Jesus respondeu: «Aquele que meteu comigo a mão no prato é que vai entregar-Me. O Filho do homem vai partir, como está escrito acerca d’Ele. Mas ai daquele por quem o Filho do homem vai ser entregue! Melhor seria para esse homem não ter nascido». Judas, que O ia entregar, tomou a palavra e perguntou: «Serei eu, Mestre?» Respondeu Jesus: «Tu o disseste».

Outras leituras do dia: Is 50, 4-9a; Sal 68 (69), 8-10. 21bcd-22. 31. 33-34


Vi a citação bíblica do evangelho que hoje escutamos e decidi abrir a Bíblia Sagrada que tenho no meu pc.
Verifiquei que o texto inclui três momentos: traição de Judas, preparação da ceia pascal e anúncio da traição de Judas.
Li, também, as notas de rodapé e percebi o seguinte:
- trinta moedas de prata era o equivalente ao preço de um escravo;
- o primeiro dia dos Ázimos refere-se ao primeiro dos sete dias em que os judeus comiam pão sem fermento (ázimos);
- o tempo (de Jesus) está próximo refere-se ao tempo da morte e da glorificação de Jesus;
- meter a mão no prato de Jesus significa viver em comunhão com Jesus.
Descobre mais pormenores que te ajudem a compreender este texto e a confrontares a tua vida com ele.

Rute Júnior


O Senhor Deus abriu os meus ouvidos
E deu-me a língua para proclamar às gentes
A força da Palavra em gestos destemidos,
Sem medo nas mais variadas frentes.

Bater-me-ão e não oferecerei resistência,
No martírio saberei conquistar a palma,
Porque o Senhor socorre a minha indigência,
Seus insultos não afetarão minha alma.

Mesmo se se encontram Judas pelo meio,
Pensando em trinta moedas de prata;
Traição suprema com tudo o que há de feio:
Entendimento ignóbil a vida do Senhor mata.

Sim porque alguém de vós me há-de trair,
Esta é a profecia mais negra das Escrituras;
Cai o Filho do Homem que veio para redimir
O que estava perdido, e chamá-lo às alturas.

Teófilo Minga, fms