Quinta feira - 28 de março de 2013

Ouvir o Evangelho


QUINTA-FEIRA da Semana Santa de manhã – MISSA CRISMAL

Evangelho segundo S. Lucas 4, 16-21

Naquele tempo, Jesus foi a Nazaré, onde Se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou na sinagoga a um sábado e levantou-Se para fazer a leitura. Entregaram-Lhe o livro do profeta Isaías e, ao abrir o livro, encontrou a passagem em que estava escrito: «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres. Ele me enviou a proclamar a redenção aos cativos e a vista aos cegos, a restituir a liberdade aos oprimidos, a proclamar o ano da graça do Senhor». Depois enrolou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-Se. Estavam fixos em Jesus os olhos de toda a sinagoga. Começou então a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir».

Outras leituras: Is 61, 1-3a. 6a. 8b-9; Sal 88 (89), 21-22. 25 e 27; Ap 1, 5-84


Já tiveste oportunidade de escutar alguém com uma larga experiência de vida? Por vezes, está a contar-te uma cena da sua vida e de repente faz rewind para te narrar outra situação que dá sentido à primeira.
Nestes últimos dias temos escutado passagens sobre os últimos dias da vida de Jesus e hoje renuamos ao momento do início da sua vida pública, da sua pregação. Não podemos esquecer que Jesus é o enviado de Deus para nos libertar e a sua entrega à vontade de Deus levou os seus opositores a condená-lo à morte.

Teófilo Júnior


Ouvir o Evangelho

QUINTA-FEIRA da Semana Santa à tarde – MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR

Evangelho segundo S. João 13, 1-15

Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo para o Pai, Ele, que amara os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim. No decorrer da ceia, tendo já o Demónio metido no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, a ideia de O entregar, Jesus, sabendo que o Pai Lhe tinha dado toda a autoridade, sabendo que saíra de Deus e para Deus voltava, levantou-Se da mesa, tirou o manto e tomou uma toalha, que pôs à cintura. Depois, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha que pusera à cintura. Quando chegou a Simão Pedro, este disse-Lhe: «Senhor, Tu vais lavar-me os pés?». Jesus respondeu: «O que estou a fazer, não o podes entender agora, mas compreendê-lo-ás mais tarde». Pedro insistiu: «Nunca consentirei que me laves os pés». Jesus respondeu-lhe: «Se não tos lavar, não terás parte comigo». Simão Pedro replicou: «Senhor, então não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça». Jesus respondeu-lhe: «Aquele que já tomou banho está limpo e não precisa de lavar senão os pés. Vós estais limpos, mas não todos». Jesus bem sabia quem O havia de entregar. Foi por isso que acrescentou: «Nem todos estais limpos». Depois de lhes lavar os pés, Jesus tomou o manto e pôs-Se de novo à mesa. Então disse-lhes: «Compreendeis o que vos fiz? Vós chamais-Me Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque o sou. Se Eu, que sou Mestre e Senhor, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que, assim como Eu fiz, vós façais também».

Outras leituras: Ex 12, 1-8. 11-14; Sal 115 (116), 12-13. 15-16bc. 17-18; 1 Cor 11, 23-26


Nesta passagem bíblica Jesus lava os pés aos discípulos.
Já alguém te lavou os pés? Não? E se eu te disser que sim: quantas vezes a tua mãe ou o teu pai (ou quem os substituiu) cuidaram de ti quando eras criança? Fizeram-no sem esforço? Não sabemos. Nem sempre as pessoas dispõem de energia suficiente na realização das suas tarefas.
Já lavaste os pés a alguém? Reflete bem e alegra-te com as vezes que segues o Mestre no serviço. Se és muito novo não estranhes a repugnância inicial no apoio a pessoas que passam situações de doença. Mas lembra-te da alegria espiritual sentida por Francisco de Assis depois do beijo ao leproso.

Rute Júnior


Dia santo a lembrar o pão e o vinho,
Dia do amor extremo, amor até ao fim,
Força para nós ao longo do caminho,
É Jesus que se dá. Diz: “para isso eu vim”.

Dia santo do sacerdócio-sacramento,
Para o sacrifício santo da Eucaristia,
Dom do céu – este é o melhor alimento –
Para as nossas forças, no dia-a-dia.

Dia santo da última santa ceia,
A primeira de tantas na história,
Partilha do pão, autêntica epopeia
Que à terra traz os céus e sua glória.

Dia santo do lava-pés, real serviço,
Exemplo do Senhor para todos nós,
Que no silêncio se torna compromisso
A sermos de Deus, heraldos da sua voz.

Teófilo Minga, fms