Quinta feira - 21 de março de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 8, 51-59

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: «Em verdade, em verdade vos digo: Se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte». Responderam-Lhe os judeus: «Agora sabemos que tens o demónio. Abraão morreu, os profetas também, mas Tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra, nunca sofrerá a morte’. Serás Tu maior do que o nosso pai Abraão, que morreu? E os profetas também morreram. Quem pretendes ser?» Disse-lhes Jesus: «Se Eu Me glorificar a Mim próprio, a minha glória não vale nada. Quem Me glorifica é meu Pai, Aquele de quem dizeis: ‘É o nosso Deus’. Vós não O conheceis, mas Eu conheço-O; e se dissesse que não O conhecia, seria mentiroso como vós. Mas Eu conheço-O e guardo a sua palavra. Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia; ele viu-o e exultou de alegria». Disseram-Lhe então os judeus: «Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão?!» Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Antes de Abraão existir, ‘Eu sou’». Então agarraram em pedras para apedrejarem Jesus, mas Ele ocultou-Se e saiu do templo.

Outras leituras do dia: Gen 17, 3-9; Sal 104 (105), 4-5. 6-7. 8-9


As palavras de Jesus «Se alguém guardar a minha palavra, nunca morrerá» transportam-me hoje para os seguintes versículos do salmo mais longo da Bíblia - o Salmo 119 (118):
“Como poderá um jovem manter puro o seu caminho?
Só guardando as tuas palavras.
Eu procuro-te com todo o coração;
não deixes que me afaste dos teus mandamentos.
Hei de alegrar-me com as tuas leis;
não esquecerei as tuas palavras.” (Sl 119, 9.10.16)
.

Teófilo Júnior


Não te chamarás Abrão, serás antes Abraão
Porque farei de ti o pai de muitas nações;
Aliança que partilho contigo coração a coração,
Fonte de graças para tantas futuras gerações.

É a Aliança também com os teus descendentes,
Aliança perpétua, para hoje e toda a eternidade;
Tu serás o pai na fé para muitos milhões de crentes
Que no rasto dos teus pés a colhem a felicidade.

Diferentes dos judeus que não guardam a Palavra
E, portanto vão morrer… Mas quem assim o diria?
Não morre quem a guarda e no seu coração a grava,
Para louvar a Deus na exultação plena da alegria.

Eu vos digo, não procuro a minha própria glória,
Porque, bem o sabeis, não sou mentiroso como vós.
Eu conheço o Pai e sua vitória é a minha vitória;
Eu o conheço, sou na terra sacramento da sua voz.

Teófilo Minga, fms