Sexta feira - 22 de março de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 10, 31-42

Naquele tempo, os judeus agarraram em pedras para apedrejarem Jesus, Então Jesus disse-lhes: «Apresentei-vos muitas boas obras, da parte de meu Pai. Por qual dessas obras Me quereis apedrejar?» Responderam os judeus: «Não é por qualquer boa obra que Te queremos apedrejar: é por blasfémia, porque Tu, sendo homem, Te fazes Deus». Disse-lhes Jesus: «Não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’? Se a Lei chama ‘deuses’ a quem a palavra de Deus se dirigia – e a Escritura não pode abolir-se –, de Mim, que o Pai consagrou e enviou ao mundo, vós dizeis: ‘Estás a blasfemar’, por Eu ter dito: ‘Sou Filho de Deus’!» Se não faço as obras de meu Pai, não acrediteis. Mas se as faço, embora não acrediteis em Mim, acreditai nas minhas obras, para reconhecerdes e saberdes que o Pai está em Mim e Eu estou no Pai». De novo procuraram prendê-l’O, mas Ele escapou-Se das suas mãos. Jesus retirou-Se novamente para além do Jordão, para o local onde anteriormente João tinha estado a baptizar e lá permaneceu. Muitos foram ter com Ele e diziam: «É certo que João não fez nenhum milagre, mas tudo o que disse deste homem era verdade». E muitos ali acreditaram em Jesus.

Outras leituras do dia: Jer 20, 10-13; Sal 17 (18), 2-3a. 3bc-4. 5-6. 7


Acompanho as perseguições a Jesus como se estivesse perto d`Ele, escondida num local seguro vendo o que se passava.
Como posso admirar-me quando vejo alguns discípulos de Jesus que vivem neste século XXI a serem perseguidos? O seu Mestre sofreu tanto por amor!

Rute Júnior


Denunciemos Jeremias e vejamos sua caída…
Mesmo os amigos agora o deixam sozinho,
Vamos seduzi-lo para depois lhe tirar a vida
E nos livrarmos deste profeta em nosso caminho.

Mas o Senhor me protege, está a meu lado,
São os ímpios dos meus opositores que cairão;
Verão o poder do Senhor defender o atribulado,
Aquele que eles tinham votado à perdição.

O mesmo se passa com Jesus, querem apedrejá-lo,
Não porque faz o bem, mas porque, dizem, blasfema.
Hipocrisia de todos aqueles que anseiam matá-lo,
Mesmo sem razão: esta é verdade em todo este tema.

Se não acreditais em mim, acreditai no que faço,
Então vereis que estou no Pai e o Pai em mim,
Mas quereis prender-me e parar o meu passo.
Não importa… Proclamarei a Palavra até ao fim.

Teófilo Minga, fms