Domingo - 19 de maio de 2013

Ouvir o Evangelho


DOMINGO DE PENTECOSTES

Evangelho segundo S. João 20, 19-23 (ou Jo 14, 15-16.23b-26)

Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos».

Outras leituras do dia: Act 2, 1-11; Sal 103 (104), 1ab e 24ac. 29bc-30. 31 e 34; 1 Cor 12, 3b-7. 12-13 ou Rom 8, 8-17


Quantas vezes as portas do meu coração estão fechadas e o «senhor medo» impede qualquer pessoa de entrar. Faz uma barreira exterior invisível que provoca como que choques elétricos a quem ousar aproximar-se.
Mas, o «senhor medo» não é o mais poderoso do universo. Há alguém, uma Pessoa – o Espírito de Deus – que me habita. Sai de dentro do meu coração tão mansamente, qual brisa suave, escancara a porta suavemente e assustado o «senhor medo» é destruído.
Então a paz interior é irradiada através do meu sorriso confiante e acolhedor e à minha volta a alegria germina tão espontaneamente como uma flor da primavera.

Rute Júnior


Vindo do céu, aprece um espantoso fragor;
E todos ficaram cheios do Espírito Santo:
Os Judeus de Jerusalém que louvam o Senhor,
Mas Partos e Medos e outros de todo o canto.

Nas diferentes línguas proclamam as obras de Deus;
E, os confins do mundo, a sua mensagem alcança;
Já não é apenas para os dispersos Galileus,
No Espírito todos somos chamados à esperança.

No Espírito somos convidados a deixar o pecado;
Foi esse o Espírito que ressuscitou da morte Jesus;
E Ele que nos faz testemunhas do ressuscitado
E nos dá a força para sermos no mundo sua luz.

O Espírito que permanece connosco para sempre,
E nos recordará tudo aquilo que o Senhor diz,
Para que seja a nossa prática constantemente;
A sua presença é penhor de um mundo feliz.

Teófilo Minga, fms