Sábado - 18 de maio de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 21, 20-25

Naquele tempo, Pedro, ao voltar-se, viu que o seguia o discípulo predilecto de Jesus, aquele que, na Ceia, se tinha reclinado sobre o seu peito e Lhe tinha perguntado: «Senhor, quem é que Te vai entregar?» Ao vê-lo, Pedro disse a Jesus: «Senhor, que será deste?». Jesus respondeu-lhe: «Se Eu quiser que ele fique até que Eu venha, que te importa? Tu, segue-Me». Divulgou-se então entre os irmãos o boato de que aquele discípulo não morreria. Jesus, porém, não disse a Pedro que ele não morreria, mas sim: «Se Eu quiser que ele fique até que Eu venha, que te importa?» É este o discípulo que dá testemunho destes factos e foi quem os escreveu; e nós sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. Jesus realizou muitas outras coisas. Se elas fossem escritas uma a uma, penso que nem caberiam no mundo inteiro os livros que era preciso escrever.

Outras leituras do dia: Act 28, 16-20. 30-31; Sal 10 (11), 4. 5 e 7


Muitos acontecimentos marcam um ano letivo. As fotografias tiradas nos momentos mais significativos permitem relembrar a intensidade das experiências vividas. Há amizades que nos ajudaram a conhecermo-nos melhor. Lembro uma pergunta de uma colega para uma das suas professoras: - Pode ser a minha amiga mais velha?
Gosto de ver como as minhas colegas põem de lado o ciúme e deixam que cada elemento da turma beneficie do apoio afetivo, moral ou até espiritual por parte da pessoa com quem mais sintoniza.
Vamos escrever um post sobre os momentos em que reconhecemos a presença de Jesus ao longo do ano?

Rute Júnior


Eis-me então entregue na mão dos romanos,
Que na justiça me querem devolver a liberdade;
Os judeus se opõem vítimas de tantos enganos,
Ou em tudo fechados ao poder da verdade.

Por três anos Paulo, fica na mesma casa
Acolhendo a todos os que procuram a Deus
E o seu coração em amor que a tudo abrasa
Diz a Palavra e multiplica os filhos seus.

Por outro lado, Pedro está enfim recuperado,
Das suas lágrimas arrependidas o levanta Jesus;
Está pronto a acolher o rebanho que lhe é confiado,
E pela Palavra vai ser de todos a grande luz.

Como Pedro somos constantemente peregrinos,
Na caminhada da fé nunca se chega ao fim;
Agora é tempo de cantar a Deus nossos hinos
E seguir o Senhor, “firmes na fé”, não assim assim.

Teófilo Minga, fms