Sexta feira - 17 de maio de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 21, 15-19

Quando Jesus Se manifestou aos seus discípulos junto ao mar de Tiberíades, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: «Simão, filho de João, amas-Me tu mais do que estes?». Ele respondeu-Lhe: «Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta os meus cordeiros». Voltou a perguntar-lhe segunda vez: «Simão, filho de João, tu amas-Me?». Ele respondeu-Lhe: «Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta as minhas ovelhas». Perguntou-lhe pela terceira vez: «Simão, filho de João, tu amas-Me?». Pedro entristeceu-se por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez se O amava e respondeu-Lhe: «Senhor, Tu sabes tudo, bem sabes que Te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: Quando eras mais novo, tu mesmo te cingias e andavas por onde querias; mas quando fores mais velho, estenderás a mão e outro te cingirá e te levará para onde não queres». Jesus disse isto para indicar o género de morte com que Pedro havia de dar glória a Deus. Dito isto, acrescentou: «Segue-Me».

Outras leituras do dia: Act 25, 13b-21; Sal 102 (103), 1-2. 11-12. 19-20ab


São tantas as vezes em que precisamos de um despertador para acordar! No passado dia 2 de maio acordei com o rádio despertador. O programa que passava era sobre a sedução na amizade. Ainda a despertar apercebi-me que o médico abordava o amor eros, philia e agape.
A leitura dos primeiros números da Encíclica
Deus é Amor, de Bento XVI ajudam-nos a clarificar a linguagem. 
Rute Júnior


Deve poder defender-se a pessoa acusada,
À frente dos seus mais variados acusadores,
Se não o julgamento é pouco mais do que nada,
Palhaçada inútil no meio de tantas dores.

Paulo estima que um tal Jesus está vivo,
Quando outros afirmam que está bem morto.
Milagre grande que não pode ficar no olvido,
Milagre que vai elevar o mundo a bom porto.

Mesmo Pedro, o renegado por três vezes,
Não reconhece o Mestre. Como assim o que dizia?
Quem lhe abriria o caminho a tantos revezes
E a tantas incompreensões nas horas de todo o dia?

Mas o Senhor aí está, sempre sereno, e dá-lhe a mão
No meio desta incrível e desencantada história.
E outra vez, com renovado amor lhe toca o coração,
E de homem derrotado e triste, será homem da vitória.

Teófilo Minga, fms