Quinta feira - 16 de maio de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 17, 20-26

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao Céu e disse: «Pai santo, não peço somente por eles, mas também por aqueles que vão acreditar em Mim por meio da sua palavra, para que eles sejam todos um, como Tu, Pai, o és em Mim e Eu em Ti, para que também eles sejam um em Nós e o mundo acredite que Tu Me enviaste. Eu dei-lhes a glória que Tu Me deste, para que sejam um, como Nós somos um: Eu neles e Tu em Mim, para que sejam consumados na unidade e o mundo reconheça que Tu Me enviaste e que os amaste como a Mim. Pai, quero que onde Eu estou, também estejam comigo os que Me deste, para que vejam a minha glória, a glória que Me deste, por Me teres amado antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não Te conheceu, mas Eu conheci-Te e estes reconheceram que Tu Me enviaste. Dei-lhes a conhecer o teu nome e dá-lo-ei a conhecer, para que o amor com que Me amaste esteja neles e Eu esteja neles».

Outras leituras do dia: Act 22, 30: 23, 6-11; Sal 15 (16), 1-2a e 5. 7-8. 9-10. 11


Estas últimas palavras de Jesus recordam-me os temas dos outros discursos de Jesus que fomos meditando. Quando um (a) aluno (a) se prepara para os exames procura fazer sínteses e até esquemas que lhe possibilitem a compreensão de todos os conteúdos e a relação entre os mesmos.
Nos evangelhos é-nos dado a conhecer Jesus! Precisamos de tempo para aprofundar esse conhecimento, para guardar cada palavra, esclarecer todas as nossas dúvidas e inquietações e acolher os apelos do Espírito de Jesus. Vamos manter-nos em união, segundo o apelo de Jesus para juntos o seu amor esteja em nós.

Rute Júnior


Não encontramos neste homem nenhum mal,
Paulo, o grande apóstolo das longínquas gentes.
Ele é o escolhido para dar alimento espiritual
Ao Povo de Deus, em ensinamentos constantes.

Coragem, testemunhaste de mim e Jerusalém,
Quero que sejas meu arauto também em Roma,
Que sejas meu instrumento ara todo o BEM
E digas a Palavra, perfume do mais fino aroma.

Palavra em tudo enraizada no amor
Que me une ao Pai e também a todos vós,
Para que o mundo creia no meio de tanta dor,
Mesmo se sofreis quando sois a minha voz.

Quero que sejais perfeitos na unidade,
O mundo conhecerá que o Pai me mandou,
Mesmo se no mundo tanta dificuldade
Devo enfrentar: para isso vim, para isso estou.

Teófilo Minga, fms