Quarta feira - 15 de maio de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 17, 11b-19

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao Céu e orou deste modo: «Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que Me deste, para que sejam um, como Nós. Quando Eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que Me deste. Guardei-os e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição; e assim se cumpriu a Escritura. Mas agora vou para Ti; e digo isto no mundo, para que eles tenham em si mesmos a plenitude da minha alegria. Dei-lhes a tua palavra e o mundo odiou-os, por não serem do mundo, como Eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Eles não são do mundo, como Eu não sou do mundo. Consagra-os na verdade. A tua palavra é a verdade. Assim como Tu Me enviaste ao mundo, também Eu os enviei ao mundo. Eu consagro-Me por eles, para que também eles sejam consagrados na verdade».

Outras leituras do dia: Act 20, 28-38; Sal 67 (68), 29-30. 33-35a. 35b-36c


Como vimos em 26 de abril passado, os quatro capítulos de discursos de Jesus em João 14-17, são chamados discursos de Adeus.
Os textos de hoje e de amanhã fazem partem do quarto discurso: última oração de Jesus (17, 1-26). Trata-se de uma oração que Jesus dirige ao Pai, a qual é classificada “oração sacerdotal de Jesus”.
Na última fase do ano letivo esta é uma oração que eu já ouvi ler a alguém que é mestre e que se estava a despedir de alunos que iam partir!

Teófilo Júnior


Vou partir e sentir-vos-eis entre lobos
Que não pouparão ninguém, mesmo no sofrer,
Mas eu vos confio a Deus, a vós todos,
Sabei que há mais alegria no dar que no receber.

Abraçam Paulo, no meio de sentido pranto,
Parte o apóstolo e todos mergulham em dor,
Mas ele sabe que possuem o Espírito Santo
E serão capazes de tudo pelo seu Senhor.

O Senhor que reza ao Pai para que nos proteja,
Porque sabe que no mundo seremos odiados.
Esta é a sorte também da nossa Santa Igreja,
Perseguições aqui e além, em todos os lados.

Rezo para que sejais perseguidos do Maligno,
E sejais pelo Espírito consagrados na verdade,
Para tornardes o mundo espelho do divino,
Espelho que reflete Deus e sua bondade.

Teófilo Minga, fms