Terça feira - 14 de maio de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 15, 9-17

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. Disse-vos estas coisas, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa. É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi a meu Pai. Não fostes vós que Me escolhestes; fui Eu que vos escolhi e destinei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça. E assim, tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo concederá. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros».

Outras leituras do dia: Act 1, 15-17. 20-26; Sal 112 (113), 1-2. 3-4. 5-6. 7-8

Santo do dia
S. Matias, Apóstolo


A leitura atenta de Atos 1, 15-26 permite-nos compreender a eleição do apóstolo Matias, cuja festa hoje celebramos. Os cristãos antes da tomada de decisões importantes são convidados a invocar o Senhor.
Lembro o cântico “
Beberam o cálice do Senhor e tornaram-se amigos de Deus” e reconheço a minha dificuldade nos momentos de sofrimento próprio. Que a oração de Jesus «Pai, se quiseres, afasta de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, mas a tua.» (Lucas 22, 42) me dê alento para a vida.
Teófilo Júnior


Houve Judas, mas partiu da pior maneira,
Deixando o lugar vazio entre os doze escolhidos,
Os apóstolos querem voltar à contagem primeira
E recompor outra vez o número dos tempos idos.

São dois: está José e está também Matias,
A escolha será a nossa, sobretudo a do Senhor,
Por isso rezam ao Espírito enviado pelo Messias,
E ei-los completos estes arautos do amor.

Como o Pai me amou, eu amei todos vós,
E em todos vós quero a minha alegria;
Ide e sede no mundo eco da minha voz,
Não canseis de dizer a Palavra no dia-a-dia.

O amor grande é dar a vida pelos amigos,
É assim que vos chamos, eu que vos escolhi;
Fareis frente a muita dor e também perigos,
Mas não tenhais medo, eu o mundo venci.

Teófilo Minga, fms