Quarta feira - 1 de maio de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 15, 1-8

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor. Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto e limpa todo aquele que dá fruto, para que dê ainda mais fruto. Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei. Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim. Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer. Se alguém não permanece em Mim, será lançado fora, como o ramo, e secará. Esses ramos, apanham-nos, lançam-nos ao fogo e eles ardem. Se permanecerdes em Mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e ser-vos-á concedido. A glória de meu Pai é que deis muito fruto. Então vos tornareis meus discípulos».

Outras leituras do dia: Act 15, 1-6; Sal 121 (122), 1-2. 3-4a. 4b-5 ou Gen 1, 26 – 2, 3 ou Col 3, 14-15.17.23-24; Sal 89 (90), 2.3-4.12-13. 14 e 16; Mt 13, 54-58

Santo do dia
S. José Operário


Quando alguém comunica connosco e repete a mesma ideia por mais do que uma vez, damo-nos conta do quão importante é.
Já te apercebeste do número de vezes que aparece o verbo permanecer neste texto de S. João?
O apelo de Jesus a permanecermos unidos a Ele também para cada um de nós. Perante tanta divisão somos convidados a pensar mais na união.

Teófilo Júnior


Façamos o homem à nossa semelhança,
Seja ele no mundo criado a nossa imagem;
Que nesse mundo ferido lhe traga esperança,
E no deserto da vida lhe dê, enfim, coragem.

Última obra, obra-prima da criação inteira,
Maravilha das maravilhas: “muito bom”.
Em tudo e sempre será a obra primeira,
Das obras do Teu amor, maravilhoso dom.

Embora mais tarde, Jesus o profeta,
Não seja aceite na sua própria terra,
Dificultando-lhe em tudo a própria meta,
Fazendo-lhe em tudo obstrução e guerra.

Mas donde lhe vem tamanha sabedoria?
Exclamavam aquelas estúpidas gentes:
Não é Ele apenas o Filho de José e Maria,
Não estão aqui tantos dos seus parentes?

Teófilo Minga, fms