Quinta feira - 2 de maio de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. São João 15, 9-11

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. Disse-vos estas coisas, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa».

Outras leituras do dia: Act 15, 7-21; Sal 95 (96), 1-2a. 2b-3. 10


Enquanto me movia no interior de uma igreja, apercebi-me que alguém do grupo contemplava uma belíssima escultura de Jesus Crucificado. Em jeito de resposta ao olhar daquela observadora, comecei a cantar em tom suave uma famosa canção “Foi por AMOR que um dia alguém, numa cruz deu a vida por mim”.
Mesmo não assumindo que estava a contemplar, mas apenas a observar, a adolescente interrompeu a atividade dos restantes membros do grupo e reclamou a sua presença junto da imagem. Todas deviam olhar atentamente para o que ela tinha dificuldade em ver: Como alguém tinha sofrido tanto. Fiz questão de dizer que os ferimentos de Jesus não foram provocados por Ele mesmo, mas que são marcas do Seu Amor por nós.
Não se trata de autoflagelação mas de entrega por amor.

Rute Júnior


Pela minha boca digo a Palavra às nações,
A todos o Senhor concede o Espírito Santo,
São bem-vindas todas estas conversões
Que à Palavra se rendem em todo o canto.

Deus purificou seus corações pela fé,
Esse é o efeito da Palavra comunicada,
Seja por mim, por Paulo ou por Barnabé,
Para que em todo o lado seja ouvida e amada.

O que é importante para nós é o amor,
Seguindo em tudo o exemplo de Jesus.
Esse continua a ser o mandamento maior,
Não vimos nós o seu exemplo na Cruz?

Observemos pois os seus mandamentos,
Para que a missão continue no mundo,
A alegrai será em nós em todos os momentos,
Ninguém nos roubará tesouro tão profundo.

Teófilo Minga, fms