Sexta feira - 3 de maio de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 14, 6-14

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida: ninguém vai ao Pai senão por Mim. Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. Mas desde agora já O conheceis e já O vistes». Disse-Lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta». Respondeu-lhe Jesus: «Há tanto tempo estou convosco e não Me conheces, Filipe? Quem Me vê, vê o Pai. Como podes tu dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim? As palavras que vos digo, não as digo por Mim próprio, mas é o Pai, permanecendo em Mim, que faz as obras. Acreditai-Me: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim. Acreditai ao menos pelas minhas obras. Em verdade, em verdade vos digo: Quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço e fará obras ainda maiores, porque Eu vou para o Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, Eu a farei».

Outras leituras do dia: 1 Cor 15, 1-8; Sal 18 A (19), 2-3. 4-5

Santo do dia
S. Filipe e S. Tiago, Apóstolos


Num belíssimo comentário de São Tomás de Aquino a João 14, 6 podemos ler: “O caminho é Cristo, como Ele próprio disse: Eu sou o caminho. Isto justifica-se perfeitamente, pois por Ele temos acesso ao Pai.
No entanto, como este caminho não está distante do seu termo, mas unido a ele, acrescenta: A verdade e a vida. E assim Ele é ao mesmo tempo o caminho e o termo. É o caminho, segundo a humanidade; é o termo, segundo a sua divindade. Neste sentido, enquanto homem, diz: Eu sou o caminho; enquanto Deus, acrescenta: A verdade e a vida. Estas duas palavras indicam com toda a propriedade o termo deste caminho.”

Rute Júnior


Eu vos transmito o que também recebi:
A Palavra, para que não acreditemos em vão,
O que me chegou por Jesus, que eu não vi,
Mas que em Damasco me roubou o coração.

O centro é que ele morreu por nossos pecados,
Sabemos que ressuscitou ao terceiro dia,
É a vitória da vida aqui e por todos os lados,
Digamo-la a todos, fonte inexaurível de alegria.

Digamos aquele que é Caminho, Verdade e Vida,
Sem medo de ir sempre mais, muito mais além,
Para que a Palavra seja ainda e por todos ouvida
E também eles se ponham na senda do Bem.

Jesus, mostra-nos o Pai e isso é suficiente,
Pede Filipe, ingénuo: não está Ele com Jesus?
Ver o Filho é ver o Pai, digamo-lo a toda a gente,
Tornando conhecido o mistério grande da Cruz.

Teófilo Minga, fms