Sábado - 4 de maio de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 15, 18-21

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro Me odiou a Mim. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu. Mas porque não sois do mundo, pois a minha escolha vos separou do mundo, é por isso que o mundo vos odeia. Lembrai-vos das palavras que Eu vos disse: ‘O servo não é mais do que o seu senhor’. Se Me perseguiram a Mim, também vos perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem Aquele que Me enviou».

Outras leituras do dia: Act 16, 1-10; Sal 99 (100), 2. 3. 5


Alguns colegas meus estavam convencidos que quem fizesse o bem seria sempre reconhecido e recompensado pelas outras pessoas. Houve, então, uma professora que os chamou à realidade e lhes mostrou através de exemplos como tantas vezes a pessoa que pratica o bem é indesejada, invejada, maltratada e até perseguida. E acrescentou: - tais factos não são motivo para a pessoa deixar de fazer o bem. A pessoa deve lembrar-se de Jesus Cristo e de que se, realmente, quiser ser discípula de Cristo deve alegrar-se por se configurar com Ele.
Que lições tiro para a minha própria da palavra escutada hoje?...

Rute Júnior


Timóteo meu filho, filho meu espiritual,
Vindo e acolhido de outros mundos culturais,
Proclama também a Palavra contra todo o mal
Em todos os mundos por onde passas e vais.

As igrejas seguindo os apóstolos se fortificavam,
A fé crescia em todos os discípulos de dia para dia,
Eram vozes que ao céus em cantos se elevavam,
Testemunhando a todos sua profunda alegria.

Era o anúncio do Evangelho sem medo
De serem perseguidos ou mesmo odiados,
Sem medo do exílio ou de todo o degredo.
No Espírito Santo, sim, eram fortificados.

Me perseguiram e a vós também perseguirão,
O servo – o sabeis – não é maior que o mestre,
Por isso o sofrimento e o martírio não são opção,
Num mundo sem e contra Deus, forte e agreste.

Teófilo Minga, fms