Quarta feira - 29 de maio de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Marcos 10, 32-45

Naquele tempo, Jesus e os discípulos subiam a caminho de Jerusalém. Jesus ia à sua frente. Os discípulos estavam preocupados e aqueles que os acompanhavam iam com medo. Jesus tomou então novamente os Doze consigo e começou a dizer-lhes o que Lhe ia acontecer: «Vede que subimos para Jerusalém e o Filho do homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas. Vão condená-l’O à morte e entregá-l’O aos gentios; hão-de escarnecê-l’O, cuspir-Lhe, açoitá-l’O e dar-Lhe a morte. Mas ao terceiro dia ressuscitará». Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se de Jesus e disseram-Lhe: «Mestre, nós queremos que nos faças o que Te vamos pedir». Jesus respondeu-lhes: «Que quereis que vos faça?». Eles responderam: «Concede-nos que, na tua glória, nos sentemos um à tua direita e outro à tua esquerda». Disse-lhes Jesus: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu vou beber e receber o baptismo com que Eu vou ser baptizado?». Eles responderam-Lhe: «Podemos». Então Jesus disse-lhes: «Bebereis o cálice que Eu vou beber e sereis baptizados com o baptismo com que Eu vou ser baptizado. Mas sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não Me pertence a Mim concedê-lo; é para aqueles a quem está reservado». Os outros dez, ouvindo isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João. Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis que os que são considerados como chefes das nações exercem domínio sobre elas e os grandes fazem sentir sobre elas o seu poder. Não deve ser assim entre vós: quem entre vós quiser tornar-se grande, será vosso servo, e quem quiser entre vós ser o primeiro, será escravo de todos; porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de todos».

Outras leituras do dia: Sir 36, 1-2a. 5-6. 13-19 (gr. 1.4-15a.10-17); Sal 78 (79), 8. 9. 11. 13


Em Mc 10, 32-34 Jesus anuncia pela terceira vez a sua Paixão, expondo-a mais pormenorizadamente do que em Mc 8, 31-34 (1º anúncio da Paixão) e em Mc 9, 30-32 (2º anúncio da Paixão).
Lembro a coragem de um colega meu que, em defesa da verdade, denunciou a atitude assumida por outros colegas numa rede social.
A escuta de Mc 10, 35-45 transporta-me facilmente para a vida do dia a dia, onde se é constantemente tentado a tirar partido do bem que se faz e a servir-se do lugar que se ocupa. Temos mesmo de estar vigilantes para agirmos gratuitamente e não andarmos em busca de prestígio.

Rute Júnior


Tende piedade de nós, Senhor de bondade;
Infundi em todos os povos o vosso temor;
Conhecerão assim sobre Vós toda a verdade,
Saberão que fora de vós não há outro Senhor.

Escutai, Senhor, a oração do vosso povo,
Conduzindo-nos no caminho da justiça;
E seremos diante de Ti, aquele ser novo
Que aspira aos céus em tudo o que realiza.

Conhecereis a sorte do Senhor em Jerusalém:
Serei condenado à morte e entregue aos pagãos,
Depois de, na vida ter praticado sempre o BEM,
Foi sempre assim a obra das minhas mãos.

Estou certo: bebereis o cálice que eu hei-de beber,
Sereis condenados pelos senhores das nações,
Mas o primeiro ao meu lado, quem vai ser?
Só o Pai o sabe: vós, em tudo, aprendei a servir.

Teófilo Minga, fms