Quinta feira - 30 de maio de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Marcos 10, 46-52

Naquele tempo, quando Jesus ia a sair de Jericó com os discípulos e uma grande multidão, estava um cego, chamado Bartimeu, filho de Timeu, a pedir esmola à beira do caminho. Ao ouvir dizer que era Jesus de Nazaré que passava, começou a gritar: «Jesus, Filho de David, tem piedade de mim». Muitos repreendiam-no para que se calasse. Mas ele gritava cada vez mais: «Filho de David, tem piedade de mim». Jesus parou e disse: «Chamai-o». Chamaram então o cego e disseram-lhe: «Coragem! Levanta-te, que Ele está a chamar-te». O cego atirou fora a capa, deu um salto e foi ter com Jesus. Jesus perguntou-lhe: «Que queres que Eu te faça?». O cego respondeu-Lhe: «Mestre, que eu veja». Jesus disse-lhe: «Vai: a tua fé te salvou». Logo ele recuperou a vista e seguiu Jesus pelo caminho.

Outras leituras do dia: Sir 42, 15-26 (gr. 15-25); Sal 32 (33), 2-3. 4-5. 6-7. 8-9


Abri a Bíblia na passagem bíblica que escutamos hoje e vi os sublinhados relativos ao cego Bartimeu. Perguntei-me pelo porquê dos sublinhados e lembrei que já havia estudado aquele texto num dos domingos do ano 2012 e fui reler os números 4 a 10 do texto “O CEGO-DISCÍPULO DE JERICÓ” de D. António Couto.
Quais são as minhas cegueiras? Já clamei por Jesus? Estou disposta a acolhê-Lo?
Rute Júnior


A Criação inteira revela a glória de Deus,
Deus que sonda o homem em seu coração;
Ele rasga o segredo de todos os véus
Para encontrar a pessoa na sua condição.

Grandiosa Criação, livro de total beleza
Que revela o poder de Deus, poder-amor
Espelhado no homem e também na natureza:
Neles brilha a sua glória e o seu esplendor.

Não esquece os cegos à beira do caminho,
Sua grandeza não lhe rouba a humildade,
Está atento ao sofrimento de todo o espinho,
Toda a dor vai morrer na sua bondade.

“Que queres que te faça, cego Bartimeu”.
Sabes bem, que eu veja, meu Deus e Senhor.
Vai então, em ti a fé se aprofundou e cresceu,
E ela te salva. Vem e segue-me com amor.

Teófilo Minga, fms