Sexta feira - 31 de maio de 2013

Ouvir o Evangelho


FESTA DA VISITAÇÃO DE NOSSA SENHORA

Evangelho segundo S. Lucas 1, 39-56

Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direcção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor». Maria disse então: «A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. Porque pôs os olhos na humildade da sua serva: de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-poderoso fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem. Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre». Maria ficou junto de Isabel cerca de três meses e depois regressou a sua casa.

Outras leituras do dia: Sof 3, 14-18 ou Rom 12, 9-16b; Sal Is 12, 2. 3-4bcd. 5-6


Este mês de maio que agora termina permitiu-me ver o grande amor dos portugueses dedicam a Maria, mãe de Jesus. É belo ver como grupos de leigos das diversas idades se juntam à volta da imagem de Nossa Senhora para juntos rezarem a oração do rosário e entoarem belíssimos cânticos. Como Maria é Mãe!
Em fevereiro de 1974 o Papa Paulo VI escreveu a Exortação Apostólica Marialis Cultus na qual fazia referência “à festa da Visitação (31 de maio), em que a Liturgia recorda a "bem-aventurada Virgem Maria... que leva em seu seio o Filho" e que vai a casa de Isabel para lhe prestar o auxílio da sua caridade e proclamar a misericórdia de Deus Salvado” (MC 7).
Rute Júnior


Canta de alegria cidade de Sião,
O Senhor afastou de ti os inimigos;
Exulta pois de todo o coração,
Recupera a alegria dos tempos idos.

Não tenhas medo, o Senhor está contigo,
A desgraça já não está no teu povo;
O Senhor é teu protetor, é teu abrigo,
No horizonte o começo de um tempo novo.

É o tempo em que o Senhor, entre nós, vem
Descido ao ventre Santíssimo de Maria,
Que depois leva à prima Isabel também.
Não se poder guardar para si tanta alegria.

Parte a toda a pressa para nova terra,
Para a cidade da Judeia, a cidade de Isabel.
Vai com o coração em festa porque encerra
Em si o dom Deus, para além de Israel.

Teófilo Minga, fms