Segunda feira - 6 de maio de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 15, 26 – 16, 4a

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando vier o Paráclito, que Eu vos enviarei de junto do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, Ele dará testemunho de Mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio. Disse-vos estas palavras para não sucumbirdes. Hão-de expulsar-vos das sinagogas; e mais ainda, aproxima-se a hora em que todo aquele que vos matar julgará que presta culto a Deus. Procederão assim por não terem conhecido o Pai, nem Me terem conhecido a Mim. Mas Eu disse-vos isto, para que, ao chegar a hora, vos lembreis de que vo-lo tinha dito».

Outras leituras do dia: Act 16, 11-15; Sal 149, 1-2. 3-4. 5-6a e 9b


Estamos a ler os últimos versículos do segundo discurso de adeus de Jesus.
Os discípulos de Jesus, por estarem unidos a Ele, como as varas à videira, expõem-se à rejeição como o seu Mestre. A leitura meditada dos Atos dos Apóstolos e das cartas de Paulo possibilitar-nos-ão o conhecimento do conflito entre o judaísmo farisaico e a comunidade joânica.
O Paráclito - o Defensor – o Espírito da verdade, que procede do Pai, dará testemunho a favor de Jesus, o “primeiro” Paráclito (João 14, 16).
E eu? Estou disposto a dar testemunho de Jesus?

Teófilo Júnior


Também no sábado, ao longo do rio, confiantes,
Dirigimos a Palavra às mulheres ali reunidas,
Entre elas, Lídia, de púrpuras comerciante,
Adere à Palavra única que transforma vidas.

O Senhor serenamente lhe abre o coração;
É batizada ela; são batizados todos os seus;
E movida de amor, depois da oração,
Acolhe eu sua casa estes homens de Deus.

São homens movidos pelo Espírito Santo
Que foi mandado pelo Pai: é a verdade!
É na sua força que em todo e a cada canto
Testemunham a Deus, em toda a fidelidade.

Mesmo se no tempo serão perseguidos,
Expulsos das sinagogas ou assassinados,
Por toda a parte vão, inteiramente decididos,
De tal modo que a tantos deixam assombrados

Teófilo Minga, fms