Domingo - 23 de junho de 2013

Ouvir o Evangelho


DOMINGO XII DO TEMPO COMUM

Evangelho segundo S. Lucas 9, 18-24

Um dia, Jesus orava sozinho, estando com Ele apenas os discípulos. Então perguntou-lhes: «Quem dizem as multidões que Eu sou?». Eles responderam: «Uns, dizem que és João Baptista; outros, que és Elias; e outros, que és um dos antigos profetas que ressuscitou». Disse-lhes Jesus: «E vós, quem dizeis que Eu sou?». Pedro tomou a palavra e respondeu: «És o Messias de Deus». Ele, porém, proibiu-lhes severamente de o dizerem fosse a quem fosse e acrescentou: «O Filho do homem tem de sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas; tem de ser morto e ressuscitar ao terceiro dia». Depois, dirigindo-Se a todos, disse: «Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz todos os dias e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida, há-de perdê-la; mas quem perder a sua vida por minha causa, salvá-la-á».

Outras leituras do dia: Zac 12, 10-11; 13,1; Sal 62 (63), 2. 3-4. 5-6. 8-9; Gal 3, 26-29


Quem dirão os navegadores do meio digital que és Tu, Jesus?
Poderíamos lançar a pergunta nos imensos lugares deste universo. E cada navegador poderia fazer a entrevista a outras pessoas. Entraríamos numa exponencial de respostas…
Jesus, a minha resposta ao convite a seguir-te no hoje da história só pode ser SIM. Um sim consciente, porque Tu não enganas com falsas promessas. Sou eu mesma a querer entregar a minha vida por Ti.

Rute Júnior


Derramarei sobre vós um espírito de piedade,
Espírito que desceu e desce sobre os batizados.
Chorareis sobre mim, em gesto de amizade,
Mas pela fé sereis hoje e sempre exaltados.

No batismo sois revestidos em tudo de Cristo,
Um só corpo em Jesus, corpo uno e plural:
Algo de mistério também aqui está visto,
Mistério sublime na terra em onda celestial.

Faz sentido então: “Quem dizeis que eu sou?”.
Os apóstolos se olham em tudo admirados.
Pedro recordando palavras que Ele pronunciou
Diz: “És o Messias de Deus”: mais emocionados…

Sim o Messias, que será rejeitado pelos anciãos,
Na certeza de que vai ressuscitar ao terceiro dia.
O que deixar tudo por mim: pais, irmãs e irmãos,
Salvará a sua vida: certeza única de tanta alegria.

Teófilo Minga, fms