Segunda feira - 24 de junho de 2013

Ouvir o Evangelho


NASCIMENTO DE S. JOÃO BAPTISTA

Evangelho segundo S. Lucas 1, 57-66. 80

Nos dias de Herodes, rei da Judeia, vivia um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Abias, cuja esposa era descendente de Aarão e se chamava Isabel. Eram ambos justos aos olhos de Deus e cumpriam irrepreensivelmente todos os mandamentos e leis do Senhor. Não tinham filhos, porque Isabel era estéril e os dois eram de idade avançada. Quando Zacarias exercia as funções sacerdotais diante de Deus, no turno da sua classe, coube-lhe em sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no Santuário do Senhor para oferecer o incenso. Toda a assembleia do povo, durante a oblação do incenso, estava cá fora em oração. Apareceu-lhe então o Anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e encheu-se de temor. Mas o Anjo disse-lhe: «Não temas, Zacarias, porque a tua súplica foi atendida. Isabel, tua esposa, dar-te-á um filho, ao qual porás o nome de João. Será para ti motivo de grande alegria e muitos hão-de alegrar-se com o seu nascimento, porque será grande aos olhos do Senhor. Não beberá vinho nem bebida alcoólica; será cheio do Espírito Santo desde o seio materno e reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. Irá à frente do Senhor, com o espírito e o poder de Elias, para fazer voltar os corações dos pais a seus filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, a fim de preparar um povo para o Senhor».

Outras leituras do dia: Is 49, 1-6; Sal 138, 1-3. 13-14ab. 14c-15; Act 13, 22-26


A 24 de junho celebra-se o nascimento de João Baptista para a terra e a 29 de agosto celebra-se o seu nascimento para o céu. Este homem de quem Jesus disse “entre os nascidos de mulher não há profeta maior do que João” (Lucas 7, 28) foi santificado no seio de sua mãe, Isabel, pela presença do Salvador. A João Baptista foi confiada uma missão única na História da Salvação.
João Baptista, profeta, precursor de Cristo, homem cuja mensagem continua a ser tão necessária nos nossos dias. Quanto precisamos de levar uma vida sem excessos e mais regrada, onde a distribuição dos bens seja equitativa e o coração esteja disponível para acolher a Verdade.

Rute Júnior


Ei te chamei desde o ventre materno,
Disse o teu nome desde o seio de tua mãe
Porque no meu pensamento eterno
Te escolhi, mensageiro da verdade, do bem.

Não basta que seja meu servo; serás mais:
Meu percursor, farei de ti a luz das nações
Para restaurares Jaco, Israel e ainda demais
Povos: anunciarás a salvação a seus corações.

Eu não sou quem julgais; depois de mim
Vai chegar alguém: o salvador do mundo.
Eu serei o eco da Palavra: para isso vim,
Dizer a todos Deus e seu mistério profundo.

Isabel foi mãe, milagre de Deus, alegria.
Perante o Deus da vida morre a esterilidade.
É o júbilo para todos e seu pai Zacarias
Diz: “Seu nome é João”, percursor da Verdade.

Teófilo Minga, fms