Segunda feira - 3 de junho de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Marcos 12, 1-12

Naquele tempo, Jesus começou a falar em parábolas aos príncipes dos sacerdotes, aos escribas e aos anciãos: «Um homem plantou uma vinha. Cercou-a com uma sebe, construiu um lagar e ergueu uma torre. Depois arrendou-a a uns vinhateiros e partiu para longe. Quando chegou o tempo, enviou um servo aos vinhateiros para receber deles uma parte dos frutos da vinha. Os vinhateiros apoderaram-se do servo, espancaram-no e mandaram-no sem nada. Enviou-lhes de novo outro servo. Também lhe bateram na cabeça e insultaram-no. Enviou-lhes ainda outro, que eles mataram. Enviou-lhes muitos mais e eles espancaram uns e mataram outros. O homem tinha ainda alguém para enviar: o seu querido filho; e enviou-o por último, dizendo consigo: «Respeitarão o meu filho». Mas aqueles vinhateiros disseram entre si: «Este é o herdeiro. Vamos matá-lo e a herança será nossa». Apoderaram-se dele, mataram-no e lançaram-no fora da vinha. Que fará então o dono da vinha? Virá ele próprio para exterminar os vinhateiros e entregará a outros a sua vinha. Não lestes esta passagem da Escritura: ‘A pedra rejeitada pelos construtores tornou-se pedra angular. Isto veio do Senhor e é admirável aos nossos olhos’?». Procuraram então prender Jesus, pois compreenderam que tinha dito para eles a parábola. Mas tiveram receio da multidão e por isso deixaram-n’O e foram-se embora.

Outras leituras do dia: Tob 1, 3 – 2, 1b-8; Sal 111 (112), 1-2. 3-4. 5-6


Esta parábola dos vinhateiros homicidas (Marcos 12, 1-12) encontra-se também em Mateus 21,33-46 e Lucasc 20,9-19. Num processador de texto, podemos construir uma tabela para facilitar a leitura dos textos em paralelo e colocar antes o texto de Isaías 5, 1-7 (Cântico da vinha) e os versículos 22 e 23 do Salmo 118. A compreensão destes textos será mais imediata se percebermos um pouco de cuidado agrícola e de construção de edifícios.
A vinha do Senhor é o seu povo, ao qual dedica o seu Amor. Os servos são os profetas, enviados por Deus. O filho é o próprio Jesus. Ele é o fundamento da novo povo de Deus.
Que frutos de bondade tenho dado em cada dia?
Como trato as pessoas que estão ao meu cuidado? Ajudo-as a produzir bom fruto?

Teófilo Júnior


Segui sempre os caminhos da verdade,
Pratiquei boas obras durante toda a vida,
Servindo, na justiça e também na humildade,
Os que precisavam de alento ou comida.

Era na cidade de Nínive entre os exilados:
Ali eu devia encontrar o meu irmão pobre,
Procurando um pouco por todos os lados,
Para com eles ter algum gesto mui nobre.

Não assim com o homem que plantou a vinha,
E a ofereceu aos cuidados do vinhateiro;
Aqueles malvados matavam a quem vinha,
Desde os últimos servos aos primeiros.

Talvez os vinhateiros respeitem o meu filho,
Mas igualmente, o filho foi a pedra rejeitada,
Apesar da grandeza humilde do seu brilho
E do fulgor da Palavra… Tudo caiu em nada.

Teófilo Minga, fms