Terça feira - 4 de junho de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Marcos 12, 13-17

Naquele tempo, foram enviados a Jesus alguns fariseus e partidários de Herodes para O surpreenderem no que dissesse. Aproximaram-se e disseram: «Mestre, sabemos que és sincero e não Te deixas influenciar por ninguém, pois não fazes acepção de pessoas, mas ensinas com sinceridade o caminho de Deus. É lícito ou não pagar o tributo a César? Devemos pagar ou não?». Mas Jesus, conhecendo a sua hipocrisia, respondeu-lhes: «Porque Me armais esse laço? Trazei-Me um denário para Eu ver». Eles trouxeram-no e Jesus perguntou-lhes: «De quem é esta imagem e esta inscrição?». Eles responderam: «De César». Então Jesus disse-lhes: «Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus». E eles ficaram muito admirados com Jesus.

Outras leituras do dia: Tob 2, 9-14; Sal 111 (112), 1-2. 4 e 7. 8-9ab


Quando um programa novo é instalado no pc, há que testar para ver se está 100% operacional.
Na vida profissional muitas vezes os seguidores de Cristo são testados pelos colegas para saberem se são realmente autênticos ou se fazem jogo duplo.
É preciso continuamente o dom da sabedoria para utilizar estes momentos teste como uma oportunidade para ensinar as pessoas a viver na verdade.
Como é o meu comportamento perante os outros? Deixo-me enredar nas suas armadilhas ou afirmo a minha fé com ousadia evangélica?

Teófilo Júnior


Dias sem fim, intensos, de muito, muito calor
Que descem em tudo de um céu azul, aberto…
E eu, querendo evitar assim a fatiga e o suor,
Durmo ao relento com o rosto descoberto.

Eis, sem tempo nem hora, uns malditos pardais,
Voando despreocupados na limpidez dos ares,
Me cegam os olhos e em mim intensos ais
Aparecem, canto triste em cantar dos cantares.

Diferente foi com Jesus a quem os fariseus
Querem enredar em questões de dinheiro.
Dizem mesmo: “Ensinas o caminho de Deus,
Queremos saber o que para ti é verdadeiro!”.

Pagar ou não a César. É um laço, diz Jesus.
“De quem é esta imagem e esta inscrição?”
“De César!” “Porque me tentais? Segui a minha luz,
Dai a César o que é de César e a Deus o coração”.

Teófilo Minga, fms