Quarta feira - 10 de julho de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 10, 1-7

Naquele tempo, Jesus chamou a Si os seus Doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos impuros e de curar todas as doenças e enfermidades. São estes os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Cananeu, e Judas Iscariotes, que foi quem O entregou. Jesus enviou estes Doze, dando-lhes as seguintes instruções: «Não sigais o caminho dos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos. Ide primeiramente às ovelhas perdidas da casa de Israel. Pelo caminho, proclamai que está perto o reino dos Céus».

Outras leituras do dia: Gen 41, 55-57 – 42, 5-7a. 17-24a; Sal 32 (33), 2-3. 10-11. 18-19


Do texto de hoje sublinho um verbo conjugado no imperativo e que já ando a ruminar desde a meditação do Evangelho do passado Domingo (Lucas 10, 1-12. 17-20). Trata-se do “IDE”. Este “IDE” associo-o, imediatamente, a MISSÃO.
Sinto-me, de verdade, chamado e enviado?
Para onde e para quê?
Que a minha luz interior me permita ver com clareza a minha missão no tempo presente e que, na fé, a ação de Deus se manifeste através de mim.

Teófilo Júnior


Não importam os títulos, sou eu quem vos chama;
Ide então pelos caminhos variados do mundo,
Dizer a todos o amor infinito com que os amo,
Amor que irá até ao fim, sacrifício profundo.

E eis Pedro que era chamado Simão,
Junto com o filho de Zebedeu, Tiago,
Vem também André, de Pedro o irmão
E tantos outros que chamou junto ao lago.

São pessoas simples, sem grande história,
Mesmo sem títulos que os fariam doutores;
No campo de Deus não haja laivos de vanglória,
Apenas seu amor, primeiro entre tantos amores.

Proclamai por toda a parte o Reino dos Céus,
Aos filhos de Israel e a outros sem fronteiras.
É sem fronteiras o meu Reino, Reino de Deus;
Dai sem medida, para além de todas as canseiras.

Teófilo Minga, fms