Segunda feira - 8 de julho de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 9, 18-26

Naquele tempo, estava Jesus a falar aos seus discípulos, quando um chefe se aproximou e se prostrou diante d’Ele, dizendo: «A minha filha acaba de falecer. Mas vem impor a mão sobre ela e viverá». Jesus levantou-Se e acompanhou-o com os discípulos. Entretanto, uma mulher que sofria um fluxo de sangue havia doze anos, aproximou-se por detrás d’Ele e tocou-Lhe na fímbria do manto, pensando consigo: «Se eu ao menos Lhe tocar no manto, ficarei curada». Mas Jesus voltou-Se e, ao vê-la, disse-lhe: «Tem confiança, minha filha. A tua fé te salvou». E a partir daquele momento a mulher ficou curada. Ao chegar a casa do chefe e ao ver os tocadores de flauta e a multidão em grande alvoroço, Jesus disse-lhes: «Retirai-vos, porque a menina não morreu; está a dormir». Riram-se d’Ele. Mas quando mandou sair a multidão, Jesus entrou, tomou a menina pela mão e ela levantou-se. E a notícia divulgou-se por toda aquela terra.

Outras leituras do dia: Gen 28, 10-22a; Sal 90 (91), 1-2. 3-4. 14-15ab


Tenho de partilhar contigo a alegria sentida com a fé de uns pais a quem faleceu um filho.
Eles foram para mim um exemplo de confiança no Senhor da Vida.
Tenho de lançar-te o convite à meditação da Encíclica Lumen Fidei (A Luz da Fé), primeira encíclica do Papa Francisco e que foi iniciada pelo Papa Emérito Bento XVI.
Hoje mesmo poderás ler os números 56 e 57 sob o tema "A fé – uma força consoladora no sofrimento”.
Rute Júnior


A minha filha acaba de falecer, mas vem ainda
Impor sobre ela a bênção santa das tuas mãos;
Eu sei que a tua misericórdia é grande, infinda
E perante ti, tanto a morte como a doença são vãos.

Jesus se põe a caminho; e eis que pela estrada,
Uma mulher silenciosa que sofria há doze anos,
Se sente assim repentinamente toda curada,
Livre dos médicos e de tantos outros desenganos.

Não tenhas medo, minha filha, tem confiança,
Eu sei chegar na súplica a tempos e a horas.
É a fé que salva, é ela que abre à esperança,
Em alegria se converterão as lágrimas que choras.

A menina dorme, deixai-me, vou acordá-la.
E todos se riem deste presumido curandeiro.
Mas depois a entrega ao pai viva e com fala,
A glória de Deus se espalha pelo país inteiro.

Teófilo Minga, fms