Sábado - 10 de agosto de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 12, 24-26

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém Me servir, meu Pai o honrará».

Outras leituras do dia: 2 Cor 9, 6-10; Sal 111, 1-2. 5-6. 7-8. 9

Santo do dia
S. Lourenço, diácono e mártir


Na homilia do Papa Bento XVI na Basílica de S. Lourenço fora dos muros por ocasião dos 1750 anos de martírio deste santo diácono pode ler-se: “esta basílica monumental fala sobretudo do glorioso martírio de São Lourenço, arquidiácono do Papa São Sisto II e seu fiduciário na administração dos bens da comunidade (...) A história confirma-nos quanto é glorioso o nome de S. Lourenço (…) A sua solicitude pelos pobres, o serviço generoso que prestou à Igreja de Roma no sector da assistência e da caridade, a fidelidade ao Papa, por ele vivida a ponto de o querer seguir na prova suprema do martírio e do heróico testemunho do sangue, prestado apenas poucos dias depois, são factos universalmente conhecidos.” (Homilia do Papa Bento XVI a 30/09/2008)
Rute Júnior


Meus amigos, prestai atenção ao que vos digo,
Neste ensinamento por parábolas e imagens.
Uma palavra pequenina sobre o grão de trigo,
Chamado a morrer em todas as paragens.

Sabeis, se ele não morrer, vai ficar só,
Inútil passagem pela terra, nossa irmã.
Lamentar-nos-emos e dicaremos com dó,
A nossa esperança tímida, pode ser vã.

Amai a vida, mesmo se tendes que a perder,
Esse é o verdadeiro caminho para a vida eterna;
É um pedido de Deus que é preciso crer,
Abraçando seu ensinamento em filial entrega.

Tudo se resume num caminho de amor,
O caminho estreito que conduz à felicidade,
Caminho proposto aos discípulos do Senhor,
Afinal, o único que conta para a eternidade.

Teófilo Minga, fms