Segunda feira - 19 de agosto de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 19, 16-22

Naquele tempo, aproximou-se de Jesus um jovem, que Lhe perguntou: «Mestre, que hei-de fazer de bom para ter a vida eterna?». Jesus respondeu-lhe: «Porque Me interrogas sobre o que é bom? Bom é um só. Mas se queres entrar na vida, guarda os mandamentos». Ele perguntou: «Que mandamentos?». Jesus respondeu-lhe: «Não matarás, não cometerás adultério; não furtarás; não levantarás falso testemunho; honra pai e mãe; ama o teu próximo como a ti mesmo». Disse-lhe o jovem: «Tudo isso tenho eu guardado. Que me falta ainda?». Jesus respondeu-lhe: «Se queres ser perfeito, vende o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro nos Céus. Depois vem e segue-Me». Ao ouvir estas palavras, o jovem retirou-se entristecido, porque tinha muitos bens.

Outras leituras do dia: Jz 2, 11-19; Sal 105 (106), 34-35. 36-37. 39-40


A Carta Encíclica Veritatis Splendor - O Esplendor da Verdade - do Papa João Paulo II procura afrontar algumas questões fundamentais do ensinamento moral da Igreja (VS 5).
No capítulo I,
Jesus Cristo e a resposta à questão moral, encontramos uma reflexão sobre o texto evangélico Mateus 19, 16-22 (VS 6-21) hoje escutado.
Aproximo-me de Cristo e questiono-o sobre o pleno sentido da minha vida?
Acolho a proposta de Cristo e sigo-o nos acontecimentos concretos de cada dia?

Teófilo Júnior


Ideal de jovem entusiasta, apaixonado,
Ideal que persegue com interesse e decisão;
Os mandamentos são um bem, amado,
Algo de sério que lhe conquistou o coração.

É esta a estrada que quer perseguir,
Perfeição que deseja consolidada,
Já hoje, mas também no futuro em devir,
Perfeição ainda maior nesta caminhada.

Meu jovem, pratica os mandamentos.
Tudo isso já eu fiz, meu mestre e Senhor;
Já os pratico desde os antigos tempos,
Aspiro ainda a mais, muito mais e melhor.

Vejo que queres ser mesmo perfeito.
Vai, vende o que tens e dá-o aos pobres.
Ao ouvir isto o seu sonho cai desfeito!
Era rico; era difícil deixar seus cobres.

Teófilo Minga, fms