Domingo - 18 de agosto de 2013

Ouvir o Evangelho


DOMINGO XX DO TEMPO COMUM

Evangelho segundo S. Lucas 12, 49-53

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu vim trazer o fogo à terra e que quero Eu senão que ele se acenda? Tenho de receber um baptismo e estou ansioso até que ele se realize. Pensais que Eu vim estabelecer a paz na terra? Não. Eu vos digo que vim trazer a divisão. A partir de agora, estarão cinco divididos numa casa: três contra dois e dois contra três. Estarão divididos o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra».

Outras leituras do dia: Jer 38, 4-6. 8-10; Sal 39 (40), 2-3. 4. 18; Hebr 12, 1-4


Nas férias não é conveniente favorecer a preguiça intelectual. A leitura foi uma das recomendações que Laurinda Alves sugeriu num seu artigo que li em tempo de trabalho.
A Bíblia é carregada de símbolos. Para os entendermos podemos contar, por exemplo, com o livro “Símbolos na Bíblia” de Frei Herculano Alves, ofmcap.
“O fogo é símbolo de todo o mistério, o maravilhoso intocável, o que assume e transforma em si próprio tudo o que toca. No deserto, o povo era iluminado por uma coluna de fogo durante a noite (Ex 13, 21), e o novo povo de Deus é também conduzido pelo fogo do Espírito Santo que abrasa e ilumina a partir da experiência de Pentecostes (Act 2, 3).” (Padre Rui Santiago, cssr)
Qual é o fogo que transforma os meus dias, o meu viver, enfim todo o meu ser?

Rute Júnior


Eu vim trazer o fogo à terra,
É meu desejo que ele acenda,
Fogo uma autêntica guerra,
Amor que a todos se estenda.

Jesus traz também a divisão,
Não a do ódio, mas a do amor,
Um fogo que conquista o coração
E abrasa o mundo com fogo e ardor.

A presença de Cristo é força viva
Que nos habita a partir de dentro,
É presença de fogo que nos convida
A manifestar o amor em todo o momento.

Escolher o Evangelho pode levar à divisão
De tantos que lutam contra nós;
É toda uma história de perseguição
Que nos mata, mas não cala a nossa voz.

Teófilo Minga, fms