Sábado - 7 de setembro de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 6, 1-5

Passava Jesus através das searas num dia de sábado e os discípulos apanhavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. Alguns fariseus disseram «Porque fazeis o que não é permitido ao sábado?». Respondeu-lhes Jesus: «Não lestes o que fez David, quando ele e os seus companheiros sentiram fome? Entrou na casa de Deus, tomou e comeu os pães da proposição, que só aos sacerdotes era permitido comer, e também os deu aos companheiros». E acrescentou; «O Filho do homem é senhor do sábado».

Outras leituras do dia: Col 1, 21-23; Sal 53 (54), 3-4. 6 e 8


Hoje, sábado, estamos todos convidados a responder afirmativamente ao apelo do Papa Francisco lançado na oração de Angelus do passado dia 1 de setembro:
“Decidi convocar para toda a Igreja, no próximo dia 7 de setembro, véspera da Natividade de Maria, Rainha da Paz, um dia de jejum e de oração pela paz na Síria, no Oriente Médio, e no mundo inteiro, e convido também a unir-se a esta iniciativa, no modo que considerem mais oportuno, os irmãos cristãos não católicos, aqueles que pertencem a outras religiões e os homens de boa vontade.
No dia 7 de setembro, na Praça de São Pedro, aqui, das 19h00min até as 24h00min, nos reuniremos em oração e em espírito de penitência para invocar de Deus este grande dom para a amada nação síria e para todas as situações de conflito e de violência no mundo. A humanidade precisa ver gestos de paz e escutar palavras de esperança e de paz! Peço a todas as Igrejas particulares que, além de viver este dia de jejum, organizem algum ato litúrgico por esta intenção.”
Teófilo Júnior


Jesus, pelo campo, através das searas,
Vai pelos discípulos acompanhado.
É talvez um tempo de manhãs claras,
Este sábado, tempo de Deus, em tudo amado.

Com fome, os discípulos colhem espigas,
Debulhando-as depois, com a mão;
Vão assim contra as tradições antigas.
E os fariseus: porque rompem a tradição?

Jesus está tento aos que têm fome.
Contra isto de nada vale a tradição;
Seja louvado, neste caso, todo o que come,
Mesmo que sejam os pães da proposição.

O homem é em tudo sempre primeiro;
O homem está sempre acima da lei,
Seja a lei do sábado ou a lei por inteiro.
Primeiro são as pessoas que até ao fim amei.

Teófilo Minga, fms