Segunda feira - 30 de setembro de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 9, 46-50

Naquele tempo, houve uma discussão entre os discípulos sobre qual deles seria o maior. Mas Jesus, que lhes conhecia os sentimentos íntimos, tomou uma criança, colocou-a junto de Si e disse-lhes: «Quem acolher em meu nome uma criança como esta acolhe-Me a Mim; e quem Me acolher acolhe Aquele que Me enviou. Na verdade, quem for o mais pequeno entre vós esse é que será o maior». João tomou a palavra e disse: «Mestre, vimos um homem expulsar os demónios em teu nome e quisemos impedi-lo, porque ele não anda connosco». Mas Jesus respondeu-lhe: «Não lho proibais, pois quem não é contra vós é por vós».

Outras leituras do dia: Zac 8, 1-8; Sal 101 (102), 16-18. 19-21. 29 e 22-23

Santo do dia
S. Jerónimo, presbítero e doutor da Igreja


Aqui fica a nota histórica relativa a S. Jerónimo de Estridon que podemos encontrar no site da liturgia:
“Nasceu em Estridon (Dalmácia) cerca do ano 340. Estudou em Roma e aí foi baptizado. Tendo abraçado a vida ascética, partiu para o Oriente e foi ordenado sacerdote. Regressou a Roma e foi secretário do papa Dâmaso. Nesta época começou a revisão das traduções latinas da Sagrada Escritura e promoveu a vida monástica. Mais tarde estabeleceu se em Belém, onde continuou a tomar parte muito activa nos problemas e necessidades da Igreja. Escreveu muitas obras, principalmente comentários à Sagrada Escritura. Morreu em Belém no ano 420.”
No seu comentário sobre o Livro do Profeta Isaías podemos ler:
“Aquele que não conhece as Escrituras não conhece o poder de Deus nem a sua sabedoria. Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo.”
Rute Júnior


Eu, Javé, sinto por Sião uma paixão enorme;
É Jerusalém no monte, cidade minha, santa;
Em meu coração palpita amor que não dorme
Que por Jerusalém e sua fidelidade se encanta.

Salvarei o meu povo, ao trazê-lo do Oriente,
Serei o seu Deus com justiça, com fidelidade;
Meu grande amor por ele nunca se desmente,
É minha alegria ver crescê-lo em santidade.

Espero que trilhe um caminho de simplicidade,
Não é importante o maior no Reino dos céus;
O maior será uma criança feita só de verdade,
Livre de toda a hipocrisia, máscaras ou véus.

Convite forte a cuidar dos mais insignificantes:
A grandeza verdadeira é a gratuidade do amor,
Claro programa de vida de todos os instantes:
Eis aqui a doutrina tão simples e bela do Senhor.

Teófilo Minga, fms