Terça feira - 1 de outubro de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 9, 51-56

Aproximando-se os dias de Jesus ser levado deste mundo, Ele tomou a decisão de Se dirigir a Jerusalém e mandou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram numa povoação de samaritanos, a fim de Lhe prepararem hospedagem. Mas aquela gente não O quis receber, porque ia a caminho de Jerusalém. Vendo isto, os discípulos Tiago e João disseram a Jesus: «Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu que os destrua?». Mas Jesus voltou-Se e repreendeu-os. E seguiram para outra povoação.

Outras leituras do dia: Zac 8, 20-23; Sal 86 (87), 1-3. 4-5. 6-7

Santo do dia
S. Teresa do Menino Jesus, virgem e doutora da Igreja


Partilho contigo algo da vivência de Santa Teresa de Lisieux.
“Encontrei o meu lugar na Igreja, e este lugar, ó meu Deus, fostes Vós que mo destes: no coração da igreja, minha Mãe, eu serei o amor; com o amor serei tudo; e assim será realizado o meu sonho.”(Da autobiografia de Santa Teresa do Menino Jesus)
“Vejo que vai principiar a minha missão: a de fazer amar Nosso Senhor como eu O amo; a de ensinar o meu caminho (de confiança) a outras pessoas. Quero passar o meu Céu a fazer bem na Terra.” (Cf. Novissima Verba, p. 81 s.)

Teófilo Júnior


Jesus chegava ao fim dos seus dias,
Momento de ser levado deste mundo,
Por entre lembranças tão sombrias,
Depois de ensinamento tão profundo.

Passam em povoação de samaritanos;
Não os recebeu em seu orgulho estrangeiro;
E Jesus, cultivando valores tão humanos,
Diz o acolhimento, do último ao primeiro.

É necessário deslocar-se a Jerusalém,
Ide à minha frente a preparar o caminho,
Será o derradeiro ato de supremo Bem,
A todos acolho na Cruz, dor e espinho.

Não nos acolhem, sigamos adiante
Felizes, a caminho de outra povoação;
A decisão de dar-me é de todo o instante,
Sem fronteiras deve ser o nosso coração

Teófilo Minga, fms