Quarta feira - 2 de outubro de 2013

Ouvir o Evangelho


SANTOS ANJOS DA GUARDA

Evangelho segundo S. Mateus 18, 1-5. 10

Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-Lhe: «Quem é o maior no reino dos Céus?». Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse-lhes: «Em verdade vos digo: Se não vos converterdes e não vos tornardes como as crianças, não entrareis no reino dos Céus. Quem for humilde como esta criança esse será o maior no reino dos Céus. E quem acolher em meu nome uma criança como esta acolhe-Me a Mim. Vede bem. Não desprezeis um só destes pequeninos. Eu vos digo que os seus Anjos vêem continuamente o rosto de meu Pai que está nos Céus».

Outras leituras do dia: Ex 23, 20-23a; Sal 90, 1-2. 3-4. 5-6. 10-11


O Evangelho proclamado neste dia em que celebramos a memória dos Santos Anjos da Guarda, faz-me pegar num livro que encontrei numa estante lá em casa. Trata-se de Mensagem de Teresa do Menino Jesus do Padre Abílio Pina Ribeiro, CMF (Claretiano).
“O espírito de «infância», tal como Teresa de Lisieux o vive e ensina, envolve dois aspetos integrantes: uma consciência viva do seu nada e uma confiança ilimitada no Pai celeste. Teresa recebeu luzes para chegar a um profundo conhecimento do seu nada. Conhecimento que julgava ser o melhor tesouro (…) Sabendo que humildade é verdade, gostava de olhar a realidade como era. No poente da vida podia afirmar: Não procurei senão a verdade… Sim, compreendi a humildade de coração.”

Teófilo Júnior


Deixai vir a mim os pequeninos,
Porque deles é o Reino de Deus,
Suas vozes autênticas são hinos
Que se elevam, cândidas, aos céus.

Tornai-vos também como crianças,
Caminho para crescer na vida divina
E dar vida ao mundo das vossas esperanças,
Riqueza de uma vida que a fé ilumina.

Acolher estas crianças é acolher-me a mim,
Nunca em vós a ideia de as desprezar;
Acolhei-as sempre, sempre, até ao fim,
Esta é a melhor maneira de me louvar.

São, como sabeis, os meus preferidos,
Lembram a ternura e a benevolência
Do Pai que está nos céus que, aos ouvidos,
Nos segreda o melhor de nossa existência.

Teófilo Minga, fms