Quinta feira - 3 de outubro de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 10, 1-12

Naquele tempo, designou o Senhor setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. E dizia-lhes: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Ide: Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem alforge nem sandálias, nem vos demoreis a saudar alguém pelo caminho. Quando entrardes nalguma casa, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa’. E se lá houver gente de paz, a vossa paz repousará sobre eles; senão, ficará convosco. Ficai nessa casa, comei e bebei do que tiverem, que o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Quando entrardes nalguma cidade e vos receberem, comei do que vos servirem, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘Está perto de vós o reino de Deus’. Mas quando entrardes nalguma cidade e não vos receberem, saí à praça pública e dizei: ‘Até o pó da vossa cidade que se pegou aos nossos pés sacudimos para vós. No entanto, ficai sabendo: Está perto o reino de Deus’. Eu vos digo: Haverá mais tolerância, naquele dia, para Sodoma do que para essa cidade».

Outras leituras do dia: Ne 8, 1-4a. 5-6. 7b-12; Sal 18 B (19), 8-9. 10. 11


Peço frequentemente a Deus que mande operários para a sua messe?
Empenho-me em sair da minha área de conforto para anunciar Cristo nas periferias?
Sou portador de uma mensagem de paz em todos os lugares por onde passo?

Teófilo Júnior


Discípulos são necessários mais e mais,
Vou escolher ainda mais setenta e dois,
Para ir à minha frente dando sinais
Que anunciam o Evangelho antes e depois.

No meio dos lobos sereis como cordeiros,
Parti pois sem o peso de muita bagagem
Para serdes livres, mas meus dignos obreiros
Por todo o lado… não deixeis ninguém à margem.

Dizei que o Reino de Deus está perto de vós,
Curai no amor os enfermos de toda a cidade,
Sede, na liberdade, pregoeiros da minha voz,
Dizendo a todos a salvação, na verdade.

Ide, sem medo, sede discípulos em toda a parte,
O Reino de Deus está aí, de vós tão vizinho;
Fazei sempre do anúncio da Palavra a vossa arte,
Proclamai-a todos com amor e muito carinho.

Teófilo Minga, fms