Sexta feira - 4 de outubro de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 10, 13-16

Naquele tempo, disse Jesus: «Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e em Sidónia se tivessem realizado os milagres que em vós se realizaram, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre a cinza. Assim, no dia do Juízo, haverá mais tolerância para Tiro e Sidónia do que para vós. E tu, Cafarnaum, serás elevada até ao céu? Até ao inferno é que descerás. Quem vos escuta, escuta-Me a Mim; e quem vos rejeita, rejeita-Me a Mim. Mas quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou».

Outras leituras do dia: Bar 1, 15-22; Sal 78 (79), 1-2. 3-5. 8. 9

Santo do dia
S. Francisco de Assis


Neste dia em que a família franciscana celebra a solenidade de S. Francisco de Assis, rezemos juntos a oração que ele rezou diante do Crucifixo de S. Damião, que agora se encontra na Basílica de Santa Clara em Assis

Ó glorioso Deus altíssimo,
ilumina as trevas do meu coração,
concede-me uma fé verdadeira,
uma esperança firme,
e um amor perfeito.

Mostra-me, Senhor,
o recto sentido e conhecimento,
a fim de que possa cumprir
a tua santa e verdadeira vontade. Ámen.

Teófilo Júnior


Ai de ti Betsaida, ai de ti Corazim,
Tantos milagres em vós realizados,
A proclamação da Palavra para que vim,
Sinais e prodígios por todos os lados.

Não sequer um começo de penitência,
Tiro e Sidónia teriam feito melhor,
Teriam dado outro sentido a sua existência,
Teriam talvez acolhido o meu amor.

Pior ainda será com Cafarnaum,
Cidade para tantos milagres eleita,
E a todos desprezou, todos, um a um;
Para mim, uma inesperada desfeita.

Cafarnaum nunca respondeu com gratidão
A tantos e tantos milagres que lhe prodiguei.
Como compreender tamanha dureza de coração,
Tamanha indiferença? Dizei-mo que eu não sei.

Teófilo Minga, fms