Quarta feira - 30 de outubro de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 13, 22-30

Naquele tempo, Jesus dirigia-Se para Jerusalém e ensinava nas cidades e aldeias por onde passava. Alguém Lhe perguntou: «Senhor, são poucos os que se salvam?». Ele respondeu: «Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque Eu vos digo que muitos tentarão entrar sem o conseguir. Uma vez que o dono da casa se levante e feche a porta, vós ficareis fora e batereis à porta, dizendo: ‘Abre-nos, senhor’; mas ele responder-vos-á: ‘Não sei donde sois’. Então começareis a dizer: ‘Comemos e bebemos contigo e tu ensinaste nas nossas praças’. Mas ele responderá: ‘Repito que não sei donde sois. Afastai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade’. Aí haverá choro e ranger de dentes, quando virdes no reino de Deus Abraão, Isaac e Jacob e todos os Profetas, e vós a serdes postos fora. Virão muitos do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul, e sentar-se-ão à mesa no reino de Deus. Há últimos que serão dos primeiros e primeiros que serão dos últimos».

Outras leituras do dia: Rom 8, 26-30; Sal 12 (13), 4-5. 6


É verdade que poucos se salvam, Senhor?
Eu vos digo: pela porta estreita deveis entrar;
Será para MIM o mais belo gesto de amor:
A salvação está próxima, vos quer abraçar.

Acolhei-a pois em vosso coração;
Não penseis que ela está assegurada;
É oferta minha; acolhei-a na oração,
A porta estreita é a melhor estrada.

Afastai-vos de mim, vós, malfeitores;
Não sei donde vindes bater à porta;
Ficareis de fora aos frios e calores,
Gentes do norte ou do sul, que importa!

Haverá pranto e ranger de dentes;
Mas aos profetas darei acolhida;
Foram a toda a prova meus confidentes,
Por mim não tiveram medo de dar a vida.

Teófilo Minga, fms