Quinta feira - 31 de outubro de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 13, 31-35

Naquele dia, aproximaram-se alguns fariseus, que disseram a Jesus: «Vai-te daqui, porque Herodes quer matar-te». Jesus respondeu-lhes: «Ide dizer a essa raposa: Eu expulso demónios e realizo curas hoje e amanhã; ao terceiro dia chego ao meu fim. Mas hoje, amanhã e depois de amanhã, devo seguir o meu caminho, porque não é possível que um profeta morra fora de Jerusalém. Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas aqueles que te são enviados, quantas vezes Eu quis reunir os teus filhos, como a galinha recolhe os pintainhos debaixo das suas asas! Mas vós não quisestes. Pois bem. A vossa casa vai ficar abandonada. E Eu vos digo: Não voltareis a ver-Me, até chegar o dia em que direis: ‘Bendito o que vem em nome do Senhor!’».

Outras leituras do dia: Rom 8, 31b-39; Sal 108 (109), 21-22. 26-27. 30-31


Herodes quer matar-te, vai-te embora;
Dizei a essa raposa que devo continuar,
Não chegou ainda a minha hora,
O Evangelho devo ainda proclamar.

Estarei hoje, amanhã e passado amanhã,
Um profeta deve morrer em Jerusalém;
A sua palavra nunca deve ser vã,
Pregoeira sublima de todo o bem.

Matas os profetas a ti enviados,
Jerusalém, cidade que me viu chorar;
Tu fonte de vícios e tantos pecados,
Indiferente a quem veio para te salvar.

Reunir teus filhos, foi minha vontade,
Como a galinha reúne seus pintainhos,
Mas tu sempre agarrada a tua maldade
Não fizeste caso… Voaste para outros ninhos!

Teófilo Minga, fms