Quinta feira - 12 de dezembro de 2013

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 11, 11-15

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista. Mas o mais pequeno no reino dos Céus é maior do que ele. Desde os dias de João Baptista até agora, o reino dos Céus sofre violência e são os violentos que se apoderam dele. Porque todos os profetas e a Lei profetizaram até João. É ele, se quiserdes compreender, o Elias que estava para vir. Quem tem ouvidos oiça».

Outras leituras do dia: Is 41, 13-20; Sal 144, 1 e 9. 10-11. 12-13ab


Sou o Senhor, teu Deus, te conduzo pela mão;
Não temas Israel, eu estarei sempre contigo;
És um pobre verme, mas estás no meu coração,
Sou o teu Redentor, em mim encontras abrigo.

Sou o Santo de Israel e quero um Israel Santo;
Farei de ti, país respeitado entre todas as nações;
Exultarás no Senhor, esquecendo todo o pranto;
Na alegria reunirei a beleza das tuas canções.

Mostra-me ao mundo como fez João Batista,
Mesmo sendo o mais pequeno no Reino dos Céus;
Não temas, diz-me ao povo e propõe-me à vista
Dos que procuram e esperam o Filho de Deus.

Foi grande a graça de me preparar os caminhos
E mostrá-los a tantos que andavam sem luz.
Levantou a voz sem medo de coroa de espinhos,
Antecipando assim a Paixão anunciada de Jesus.

Teófilo Minga, fms