Domingo - 12 de janeiro de 2014

Ouvir o Evangelho


DOMINGO do Baptismo do Senhor

Evangelho segundo S. Mateus 3, 13-17

Naquele tempo, Jesus chegou da Galileia e veio ter com João Baptista ao Jordão, para ser baptizado por ele. Mas João opunha-se, dizendo: «Eu é que preciso de ser baptizado por Ti e Tu vens ter comigo?». Jesus respondeu-lhe: «Deixa por agora; convém que assim cumpramos toda a justiça». João deixou então que Ele Se aproximasse. Logo que Jesus foi baptizado, saiu da água. Então, abriram-se os céus e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre Ele. E uma voz vinda do céu dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência».

Outras leituras do dia: Is 42, 1-4. 6-7; Sal 28 (29), 1-2. 3ac-4. 3b e 9b-10; Act 10, 34-38


Estou aqui, Senhor, porque me chamastes. É o meu primeiro destino e vocação. A entrada na Igreja, através do Baptismo, constituiu um sinal evidente de que me trazeis no coração e me escolhestes para fazer parte da família de vosso amado Filho, o predileto, o eleito. O sacramento do Baptismo é a porta e o átrio de entrada no reino da glória. A água que caiu sobre a minha cabeça deu vida e limpou a impureza do meu coração, e o óleo terapêutico veio pacificar e sarar a ferida do meu primeiro pecado.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Ele é o meu servo santo, o meu eleito;
É Ele que leva justiça e retidão às nações;
Ele, entre os perfeitos é o mais perfeito;
Luz que se levanta em todos os corações.

Ele, Deus que não faz aceção de pessoas;
O que pratica a justiça lhe é sempre agradável;
De facto, todas as ações que são boas
São o seu caminho, caminho digno e admirável.

Também Ele, Filho de Deus, quer ser batizado.
João é reticente, recua e não quer batizar;
Mas Jesus pede, por isso não pode ser recusado;
Na sorte dos pecadores quer em tudo comungar.

Jesus sai da água e logo se abrem os céus;
Este é o meu Filho dileto, bem-amado,
Diz uma voz; sabemos, é a voz mesma de Deus.
No seu batismo também eu sou purificado.

Teófilo Minga, fms