Segunda feira - 13 de janeiro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Marcos 1, 14-20

Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a proclamar o Evangelho de Deus, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». Caminhando junto ao mar da Galileia, viu Simão e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes Jesus: «Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens». Eles deixaram logo as redes e seguiram-n’O. Um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco a consertar as redes; e chamou-os. Eles deixaram logo seu pai Zebedeu no barco com os assalariados e seguiram Jesus.

Outras leituras do dia: 1 Sam 1, 1-8; Sal 115 (116), 12-13. 14-15. 16-17. 18-19

Santo do dia
S. Hilário, bispo e doutor da Igreja


Jesus dá início ao anúncio do seu Evangelho. Era essa a missão que o Pai lhe confiara e que Ele desejou partilhar com alguns que havia chamado especificamente para exercer o ofício de transmissores desta boa notícia de Deus. A Igreja existe para evangelizar, para espalhar a semente do Evangelho no coração da massa da humanidade, sem selecionar previamente o terreno nem nunca se cansar do trabalho que lhe foi atribuído. Todos devem exercer esta tarefa e este ministério, sem se esconderem sob a capa do medo, do desemprego ou da reforma. Cumpre-nos respeitar apenas uma condição: abandonar tudo o resto e seguir fielmente o nosso Mestre e Senhor.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Havia um homem de Ramá, chamado Elcana;
Subia da sua cidade até aos altos de Siló;
Subia com suas mulheres Fenena e Ana;
Fenena com dois filhos; e Ana, pobre, só.

Por isso Ana era um tanto desprezada,
Mesmo quando subiam à casa do Senhor;
Fenana, rica de filhos, a deixava humilhada,
Mesmo se Elcana lhe dava todo o seu amor.

João é preso e Jesus parte para a Galileia;
Vai anunciar o Evangelhos a todas as gentes;
Arrependei-vos e aceitai a medida cheia
Da minha Palavra, em ecos insistentes.

A palavra que chamou João e Tiago,
Como já tinha chamado André e João;
Tudo se passava ali, nas margens do lago;
A Palavra chama e nasce a vocação.

Teófilo Minga, fms