Terça feira - 14 de janeiro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Marcos 1, 21-28

Jesus chegou a Cafarnaum e quando, no sábado seguinte, entrou na sinagoga e começou a ensinar, todos se maravilhavam com a sua doutrina, porque os ensinava com autoridade e não como os escribas. Encontrava-se na sinagoga um homem com um espírito impuro, que começou a gritar: «Que tens Tu a ver connosco, Jesus Nazareno? Vieste para nos perder? Sei quem Tu és: o Santo de Deus». Jesus repreendeu-o, dizendo: «Cala-te e sai desse homem». O espírito impuro, agitando-o violentamente, soltou um forte grito e saiu dele. Ficaram todos tão admirados, que perguntavam uns aos outros: «Que vem a ser isto? Uma nova doutrina, com tal autoridade, que até manda nos espíritos impuros e eles obedecem-Lhe!». E logo a fama de Jesus se divulgou por toda a parte, em toda a região da Galileia.

Outras leituras do dia: 1 Sam 1, 9-20; Sal 1 Sam 2, 1. 4-5ab. 5cd. 6-7. 8abcd


Um dos ministérios de que não pode prescindir o evangelizador é o de ensinar. E tem de o fazer com autoridade, isto é, com absoluta fidelidade ao Evangelho. Há muitos tipos de autoridade: a legal, que promulga normas e obriga ao cumprimento do que está estipulado; a autoridade moral, assente no prestígio e na fama, que foi adquirida, graças a um comportamento sério e irrepreensível; e a autoridade evangélica, que brota do serviço e da ajuda prestados aos mais pobres, que merecem ser tratados como senhores, assistidos com esmero e servidos principescamente.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Era Ana, estéril, em tudo humilhada,
Que vem rezar ao Senhor, por filho varão;
Reza tanto, que parece embriagada;
Mas não; é um desabafo do fundo do coração.

Heli, o sacerdote, manda Ana, em paz;
Vai, o Senhor estará atento à tua prece,
Ele é misericordioso em tudo quanto faz;
Para ti, estou seguro, outro dia amanhece.

O mesmo com Jesus, ensina com autoridade;
Tanto assim que o milagre desejado acontece;
Sai desse homem; deixa-o mesmo de verdade.
O demónio sai, mas antes se revolta e se enfurece.

As multidões, ao redor, ficam admiradas,
Perante a força inatacável desta doutrina;
São vidas refeitas, totalmente renovadas
Pela Palavra de Deus que cura e ilumina.

Teófilo Minga, fms