Quarta feira - 15 de janeiro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Marcos 1, 29-39

Naquele tempo, Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, a casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama com febre e logo Lhe falaram dela. Jesus aproximou-Se, tomou-a pela mão e levantou-a. A febre deixou-a e ela começou a servi-los. Ao cair da tarde, já depois do sol-posto, trouxeram-Lhe todos os doentes e possessos e a cidade inteira ficou reunida diante da porta. Jesus curou muitas pessoas, que eram atormentadas por várias doenças, e expulsou muitos demónios. Mas não deixava que os demónios falassem, porque sabiam quem Ele era. De manhã, muito cedo, levantou-Se e saiu. Retirou-Se para um sítio ermo e aí começou a orar. Simão e os companheiros foram à procura d’Ele e, quando O encontraram, disseram-Lhe: «Todos Te procuram». Ele respondeu-lhes: «Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de pregar aí também, porque foi para isso que Eu vim». E foi por toda a Galileia, pregando nas sinagogas e expulsando os demónios.

Outras leituras do dia: 1 Sam 3, 1-10. 19-20; Sal 39 (40), 2 e 5. 7-8a. 8b-9. 10-11


“Todos Te procuram”. Mas, cada um à sua maneira! É compreensível a razão desta busca e deste interesse: o Senhor criou-nos para estarmos sempre com Ele. Não pode haver paz e sossego, alegria e felicidade, se não vivermos n’Ele e para Ele. Jesus Cristo veio para pôr em prática este projecto: tornar conhecido e amado o nome e o coração de Deus, seu Pai. E revela-o, na atenção e compaixão para com os mais desprotegidos, os que vivem na miséria e vegetam na doença, os que estão afectados pela marginalização pessoal e pela pobreza extrema.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Samuel, filho de Ana, é chamado pelo Senhor;
Ele corre, rápido, junto ao sacerdote Heli;
E, atento, cheio de juventude e com amor,
Lhe diz: “Porque me chamaste? Estou aqui.”

Heli compreende que é o Senhor que chama
E, na sabedoria dos seus anos, apenas lhe diz:
Responderás assim: “Aqui está, quem te ama;
Atento à Tua voz que vem do alto, serei feliz”.

Como feliz será também a sogra de Simão,
Que sofria de febre alta e estava de cama;
Jesus, com amor se aproxima e lhe toca a mão;
E, de retorno, ela lhe mostra que também o ama.

Trazem-lhes outros doentes para ser curados;
Ali, junto à porta, está quase a cidade inteira,
Jesus cura, mas depois reza em outros lados;
Em tudo a oração deve ser sempre primeiro.

Teófilo Minga, fms