Domingo - 19 de janeiro de 2014

Ouvir o Evangelho


DOMINGO II DO TEMPO COMUM

Evangelho segundo S. João 1, 29-34

Naquele tempo, João Baptista viu Jesus, que vinha ao seu encontro, e exclamou: «Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. É d’Ele que eu dizia: ‘Depois de mim vem um homem, que passou à minha frente, porque era antes de mim’. Eu não O conhecia, mas foi para Ele Se manifestar a Israel que eu vim baptizar na água». João deu mais este testemunho: «Eu vi o Espírito Santo descer do Céu como uma pomba e permanecer sobre Ele. Eu não O conhecia, mas quem me enviou a baptizar na água é que me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e permanecer é que baptiza no Espírito Santo’. Ora, eu vi e dou testemunho de que Ele é o Filho de Deus».

Outras leituras do dia: Is 49, 3. 5-6; Sal 39 (40), 2 e 4ab. 7-8a. 8b-9. 10-11ab; 1 Cor 1, 1-3


Perante as palavras e a ternura de Cristo, ninguém ficou indiferente. Ele tornou-se sinal de contradição e alvo de opiniões contraditórias. Ora a pessoa de Jesus não se pode dividir nem aceitar por partes. Ele é Deus, o Filho de Deus, uma personalidade ímpar, Deus e homem verdadeiro, Luz da luz e pessoa que faz parte e representa a nossa natureza. ‘Quem dizem as pessoas que Eu sou?’ Resposta de Pedro e de todos os seus discípulos: ‘Tu és o Messias, o Filho de Deus’.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Meu povo, vou fazer de ti luz das nações,
Chegue minha salvação aos confins da terra,
Ilumina ao longe e ao largo todas as nações,
Para que haja paz e justiça em toda a terra.

Em Cristo Jesus todos fomos santificados,
Nele todos somos chamados à santidade;
Sejamos, pois, de Deus os melhores soldados,
Que seu Reino de justiça chegue de verdade.

Reconheçamos, sem medo, o Cordeiro de Deus,
Como fez João Batista em tempos de outrora;
Deixemos de se como tantos e tantos fariseus,
E acolhamos Jesus recém-nascido, aqui e agora.

E acolhamos o Espírito que sobre Ele repousou;
Do batismo de água ao batismo do Espírito Santo,
Grande presente que para todos nós preparou.
Agradeçamos-lhe dizendo a alegria do nosso canto.

Teófilo Minga, fms