Segunda feira - 20 de janeiro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Marcos 2, 18-22

Naquele tempo, os discípulos de João e os fariseus guardavam o jejum. Vieram perguntar a Jesus: «Por que motivo jejuam os discípulos de João e os fariseus e os teus discípulos não jejuam?». Respondeu-lhes Jesus: «Podem os companheiros do noivo jejuar, enquanto o noivo está com eles? Enquanto têm o noivo consigo, não podem jejuar. Dias virão em que o noivo lhes será tirado; nesses dias jejuarão. Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho, porque o remendo novo arranca parte do velho e o rasgão fica maior. E ninguém deita vinho novo em odres velhos, porque o vinho acaba por romper os odres e perdem-se o vinho e os odres. Para vinho novo, odres novos».

Outras leituras do dia: 1 Sam 15, 16-23; Sal 49 (50), 8-9. 16bc-17. 21 e 23


Tudo é novo em Cristo e está pronto para ser inaugurado: o testemunho, o mandamento, o pão e o homem renascido pela graça. Não há lugar para restauros apressados, nostalgias do passado ou receios do futuro. Cristo é a novidade e a atualidade permanente. Deitemos fora o fermento bolorento (‘olho por olho’) e os ressentimentos agrestes e contínuos (‘odiarás o teu inimigo’). A nova Páscoa é o cume e o mar sem fim da justiça e da misericórdia de Deus.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Saul, rei de todas as tribos de Israel,
Rei que nem sempre agradou ao Senhor;
Não obedeceu e nem sempre lhe foi fiel,
Fidelidade, sinal de um grande amor.

Por isso será rejeitado como rei;
A outros serão entregues os destinos
Do seu povo e de toda a sua grei;
Outros chefes, visão de novos caminhos.

Devemos saber nossos comportamentos,
E viver a alegria da presença de Jesus,
Jejuando apenas nos devidos tempos,
Não quando está o noivo, sua alegria e luz.

Não se põe remendo novo em pano velho,
Que o rasgão será então bem, bem maior.
Aprendamos a dizer ao mundo o Evangelho,
Oferecendo-lhe o vinho novo do puro amor.

Teófilo Minga, fms