Quarta feira - 22 de janeiro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Marcos 3, 1-6

Jesus entrou de novo na sinagoga, onde estava um homem com uma das mãos atrofiada. Os fariseus observavam Jesus para verem se Ele ia curá-lo ao sábado e poderem assim acusá-l’O. Jesus disse ao homem que tinha a mão atrofiada: «Levanta-te e vem aqui para o meio». Depois perguntou-lhes: «Será permitido ao sábado fazer bem ou fazer mal, salvar a vida ou tirá-la?». Mas eles ficaram calados. Então, olhando-os com indignação e entristecido com a dureza dos seus corações, disse ao homem: «Estende a mão». Ele estendeu-a e a mão ficou curada. Os fariseus, porém, logo que saíram dali, reuniram-se com os herodianos para deliberarem como haviam de acabar com Ele.

Outras leituras do dia: 1 Sam 17, 32-33. 37. 40-51; Sal 143 (144), 1. 2. 9-10


Sem fé, de pouco valem os sinais, mesmo que sejam evidentes e apodícticos. Cristo anuncia a Eucaristia na sinagoga de Cafarnaum, e alguns discípulos abandonam-n’O; cura os enfermos, e os fariseus apelidam-n’O de endemoninhado; sara a mão paralisada de um homem, e ficam calados, a pensar na forma de O eliminarem fisicamente. E tudo isto porque Jesus antepõe o amor e o bem a qualquer outra norma da lei. O farisaísmo é mesmo assim: uma injúria pertinaz feita a Deus e uma mentira descarada que pode envenenar os filhos de Deus.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


David, pequeno rapaz, vence um gigante;
Ninguém desanime por causa de Golias;
O Senhor está comigo a cada instante,
Ele é a minha proteção em todos os dias.

O Senhor me livrará das mãos deste filisteu,
Porque eu sei: o Senhor está sempre comigo;
Sobre mim está a segura proteção do céu,
Escudo forte, escudo contra todo o perigo.

E o filisteu arrogante cairá desfeito por terra,
Cairá, mais tarde, a lei do Sábado com Jesus.
Sem me do, audazes, vamos todos fazer guerra,
Para irradiar no mundo de hoje a sua luz.

Estende, oh homem a tua mão atrofiada!
É possível curá-la hoje, dia de Sábado, ou não?
Aquela gente má e sem escrúpulos fica calada.
Ofereçamos a este homem a devida salvação.

Teófilo Minga, fms