Quinta feira - 23 de janeiro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Marcos 3, 7-12

Naquele tempo, Jesus retirou-Se com os seus discípulos a caminho do mar e acompanhou-O uma numerosa multidão que tinha vindo da Galileia. Também da Judeia e de Jerusalém, da Idumeia e da Transjordânia e dos arredores de Tiro e de Sidónia, veio ter com Jesus uma grande multidão, por ouvir contar tudo o que Ele fazia. Disse então aos seus discípulos que Lhe preparassem uma barca, para que a multidão não O apertasse. Como tinha curado muita gente, todos os que sofriam de algum padecimento corriam para Ele, a fim de Lhe tocarem. Os espíritos impuros, quando viam Jesus, caíam a seus pés e gritavam: «Tu és o Filho de Deus». Ele, porém, proibia-lhes severamente que o dessem a conhecer.

Outras leituras do dia: 1 Sam 18, 6-9: 19, 1-7; Sal 55 (56), 2-3. 9-10ab. 10c-11. 12-13


“Jesus Cristo, Deus de Deus”. É assim que professamos, no Credo, e é assim que pretendemos viver d’Ele. Não se trata de crer apenas em Deus, mas de “acreditar n’Ele” seriamente e anuir íntima e decididamente à sua palavra. É esta a principal e mais profunda atitude do crente. Podemos ser profetas clarividentes, sábios eminentes, mas, antes de mais, somos filhos de Deus, independentemente dos benefícios e graças que tenhamos recebido! Não temos que retribuir nada ao Senhor por Ele nos amar… O prémio da nossa fé já é paga mais do que suficiente.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Saul matou mil, David matou dez mil;
As mulheres cantam em coros de alegria!
Mas a inveja cobarde, baixa, suja e vil
Entra no rei Saul que, então, já não via

David com bons olhos; e pensa a morte
Para este jovem que matara o filisteu.
Saul não sabe o que faz; total desnorte
Ao querer ferir de morte este servo seu.

Mas Jónatas intercede em seu favor,
Como Jesus em favor das multidões
Que acorrem a Ele e, em seu redor,
Procuram a saúde para os seus senões.

Jesus curava, de facto, muita gente,
Multidões que vinham do mar da Galileia…
Ser tocados por Ele e seguir em frente,
Bênção divina que qualquer um anseia.

Teófilo Minga, fms