Quinta feira - 30 de janeiro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Marcos 4, 21-25

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Quem traz uma lâmpada para a pôr debaixo do alqueire ou debaixo da cama? Não se traz para ser posta no candelabro? Porque nada há escondido que não venha a descobrir-se, nem oculto que não apareça à luz do dia. Se alguém tem ouvidos para ouvir, oiça». Disse-lhes também: «Prestai atenção ao que ouvis: Com a medida com que medirdes vos será medido e ainda vos será acrescentado. Pois àquele que tem dar-se-lhe-á, mas àquele que não tem até o que tem lhe será tirado».

Outras leituras do dia: 2 Sam 7, 18-19. 24-29; Sal 131 (132), 1-2. 3-5. 11. 12. 13-14


Quanto mais densas e escuras são as trevas, mais alto se deve colocar o facho da luz. Temos de vencer o mal com a força do bem. Há uma imensa consolação e uma esperança tenaz a florescer no coração dos bons! A palavra de Deus é luz para descobrir o caminho e força para evangelizar com alegria, estabelecendo uma enorme dose de amor no coração da humanidade. Que empenho colocamos em fazer render aquilo que recebemos? Por favor, não o encerremos em mãos egoístas, pois, quando as abrirmos, vamos senti-las completamente vazias e inábeis.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Quem sou eu e quem é a minha casa,
Para me terdes feito chegar até aqui?
Meu coração em ação de graças se abrasa:
Tudo o que eu sou, Senhor, tudo vem de Ti.

A vossa promessa é para as gerações futuras;
Tudo me destes, a mim e também aos meus;
Considero-me a mais abençoada das criaturas,
O mais querido de tantos e tantos filhos teus.

Que agora seja luz no condução do Teu povo,
Luz não escondida no alqueire, mas que irradia,
Para trazer a Israel e ao mundo algo de novo,
Esperança, aurora que desponta, raiar de novo dia.

Com a medida que medirdes, vos será medido;
Sem medo, sede generosos, praticai sempre o Bem;
Esta é a maravilha do meu mais simples pedido,
Que devolverá ao cêntuplo o que cada um tem.

Teófilo Minga, fms