Sexta feira - 31 de janeiro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Marcos 4, 26-34

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «O reino de Deus é como um homem que lançou a semente à terra. Dorme e levanta-se, noite e dia, enquanto a semente germina e cresce, sem ele saber como. A terra produz por si, primeiro a planta, depois a espiga, por fim o trigo maduro na espiga. E quando o trigo o permite, logo se mete a foice, porque já chegou o tempo da colheita». Jesus dizia ainda: «A que havemos de comparar o reino de Deus? Em que parábola o havemos de apresentar? É como um grão de mostarda, que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes que há sobre a terra; mas, depois de semeado, começa a crescer e torna-se a maior de todas as plantas da horta, estendendo de tal forma os seus ramos que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra». Jesus pregava-lhes a palavra de Deus com muitas parábolas como estas, conforme eram capazes de entender. E não lhes falava senão em parábolas; mas, em particular, tudo explicava aos seus discípulos.

Outras leituras do dia: 2 Sam 11, 1-4a. 5-10a. 13-17; Sal 50 (51), 3-4. 5-6a. 6bc-7. 10-11

Santo do dia
S. João Bosco, presbítero


É preciso apontar alto para alcançar uma doação fiel e generosa. A recompensa, essa está totalmente prometida e segura. É este o exemplo que decorre do grão de mostarda. A vida da graça abre caminho e rasga o solo mais duro e agreste. Não devemos desanimar por causa da pequenez e da fraqueza do evangelizador ou dos obstáculos que irão aparecer, pois a árvore, embora aparentemente frágil e de pequeno porte, pode albergar muitos irmãos e deve produzir frutos abundantes e de ótimo sabor.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


E David imagina um plano perverso,
Depois do seu pecado com Betsabé;
Aldo de inconcebível em todo o Universo,
Vindo do rei escolhido… Que ato de ma fé!

Infidelidade, mentira, desrespeito pela vida,
Tantos pecados que se juntam numa pessoa só.
O rei a quem Deus tinha dado sem medida,
Responde desta maneira, situação que mete dó.

Diferente é aquela semente lançada à terra,
Semente que germina, semente que vai crescer;
É incrível o poder que o pequenos grão encerra,
Símbolo do que o Reino de Deus pode vir a ser!

O Reino é como a mais pequena das sementes:
Lançada à terra vai tornar-se uma grande planta;
Assim o Reino que quer chegar a todas as gentes:
Trabalho humilde, silencioso, mas que encanta!

Teófilo Minga, fms