Segunda feira - 27 de janeiro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Marcos 3, 22-30

Naquele tempo, os escribas que tinham descido de Jerusalém diziam: «Está possesso de Belzebu», e ainda: «É pelo chefe dos demónios que Ele expulsa os demónios». Mas Jesus chamou-os e começou a falar-lhes em parábolas: «Como pode Satanás expulsar Satanás? Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode aguentar-se. E se uma casa estiver dividida contra si mesma, essa casa não pode aguentar-se. Portanto, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não pode subsistir: está perdido. Ninguém pode entrar em casa de um homem forte e roubar-lhe os bens, sem primeiro o amarrar: só então poderá saquear a casa. Em verdade vos digo: Tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e blasfémias que tiverem proferido; mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: será réu de pecado eterno». Referia-Se aos que diziam: «Está possesso dum espírito impuro».

Outras leituras do dia: 2 Sam 5, 1-7.10; Sal 88 (89), 20. 21-22. 25-26


Há uma obstinada teimosia em negar tudo aquilo que diz respeito a Deus. É um pecado que contradiz frontal e impede as dádivas misericordiosas do Senhor. O Espírito Santo é vivificador e doador de vida. A rejeição total desta vida nova, que é veiculada por Jesus Cristo, é um pecado contra o Espírito. Constitui uma ofensa grave ver a luz e obstinar-se em optar pelas trevas. Para Deus, não há pecados incapazes de ser perdoados. Mas, por estranho que pareça, o homem nem sempre quer usar em proveito próprio a misericórdia do Senhor.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


David será rei, apascentará o povo;
Com os anciãos concluiu uma aliança.
É ungido o novo rei e um rei novo;
Apenas trinta anos: nele a esperança!

Por quarenta anos ele vai reinar;
Aos jebuseus conquista o forte de Sião;
E o reino por todo o lado vai irradiar,
A partir de Jerusalém, seu coração.

Mais tarde reinará Jesus sobre os corações,
Mas os escribas dizem que Ele está possesso,
E inventam em conluios todas as opiniões,
Para o matar a todo e qualquer preço.

Mas Jesus, paciente, ainda os ensina.
Como pode subsistir um reino dividido?
Eles, de má vontade, recusam a luz divina
E morrem no seu pecado, por eles retido.

Teófilo Minga, fms